Maratona por Direitos Iguais – Coleta de Assinatura até o dia 03/12

Com o objetivo de estimular o envolvimento de militâncias e da sociedade na defesa de direitos iguais para todos e todas, a Federação LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) do Distrito Federal e Entorno e a CUT-DF deram início, nessa quinta-feira (27), à “Maratona: Direitos Previdenciários Iguais Já!”. A atividade consiste na coleta de assinaturas para o abaixo-assinado que exige a aprovação da emenda ao Regime Próprio de Previdência Social do Distrito Federal (RPPS/DF) que equipara os direitos previdenciários de uniões homossexuais estáveis aos das de heterossexuais.

Diversos Estados e municípios brasileiros já prevêem o benefício para casais homossexuais, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Porto Alegre, João Pessoa e Campinas. No Distrito Federal, os movimentos de LGBT, a CUT-DF e outras entidades que se associam a causa, esbarram no conservadorismo da bancada evangélica da Câmara Legislativa, que recentemente apresentou uma emenda que retira do texto que reorganiza e unifica o RPPS o dispositivo que concede aos casais de mesmo sexo os direitos concedidos aos casais heterossexuais.

A coleta de assinaturas da “Maratona: Direitos Previdenciários Iguais Já!” vai até o dia 3 de dezembro e é realizada em vários locais do Plano Piloto, Taguatinga e Recanto das Emas.