Mapa Gentil espalha arte e gentileza por 62 pontos do DF

Projeto dissemina, por meio da arte e a educação, o conceito de gentileza com a participação de alunos da rede pública de ensino
Até o dia 23 de setembro, estudantes e a comunidade do Distrito Federal poderão conhecer as obras de arte de cunho social (poesias, pinturas, cartazes, adesivos) instaladas nas cidades de Taguatinga, Samambaia, Ceilândia e Riacho Fundo, percorrendo o roteiro do Mapa Gentil. Trata-se de é um projeto de arte e educação que visa disseminar por meio da arte o conceito de gentileza pela cidade junto a alunos da rede pública de ensino.
Alunos/as do Centro de Ensino Médio EIT – Cemeit de Taguatinga participaram do projeto que começou com palestras e oficinas de capacitação, partindo para a produção das obras e sua distribuição pelas cidades. A partir dos locais onde foram instaladas as obras, foi criado um roteiro chamado de Mapa Gentil para visitação. Também são feitas intervenções em algumas estações e trens do Metrô.
O lançamento do Mapa Gentil ocorreu na manhã do dia 25 de agosto no Cemeit em Taguatinga, com a ação de 20 grafiteiros e 10 alunos daquela escola que se disponibilizaram a revitalizar, com o manto do Gentileza, os mais de 100 metros de muro da escola.
O projeto é inspirado nas ideias do Profeta Gentileza, como era conhecido José Datrino (1917-1996), que a partir da década de sessenta espalhou o conceito de gentileza pela cidade do Rio de Janeiro. O Profeta escrevia suas mensagens gentis pelos muros da cidade além de distribuir flores e frases aos passantes. “Gentileza gera gentileza” era o lema dele.
A visita ao circuito Mapa Gentil pode ser feita até o dia 23 de setembro (nos dias de semana para escolas e nos finais de semana à comunidade) em vans disponibilizadas pelo projeto. Para marcar sua visita ao Mapa Gentil basta ligar no (61) 81267510.