Mais um estado aprova indicativo de greve geral da educação

Hoje (9/6), seguem em greve os trabalhadores em educação das escolas estaduais de SP, SE e TO. No dia 8/6, os educadores da rede pública estadual de Mato Grosso aprovaram estado de greve, seguido de indicativo de greve para ser avaliado em agosto. Eles cobram a reposição inflacionária de forma integral, não parcelada.
Em São Paulo, a próxima assembleia será no dia 12/6, no vão-livre do MASP. A greve, que começou em 13/3,  já é a mais longa registrada. Os educadores pedem reajuste de 75,33%, suficiente para equiparar o salário dos professores aos dos demais profissionais com ensino superior no estado, conforme cálculo da Apeoesp.
Os trabalhadores de Tocantins, em greve desde o dia 5/6, realizam um Ato Público em Palmas, nesta quarta-feira, 10, em frente a Assembleia Legislativa. O SINTET confirma 90% de adesão à greve em todo o estado e em Palmas a paralisação é de 100%. A pauta inclui a correção dos salários – defasados em relação à inflação, o retorno do pagamento no início do mês, e a luta por valorização.
Em Sergipe, a greve foi iniciada no dia 18/5. Os profissionais da rede estadual decidiram em assembleia nesta terça, 9/6, continuar a greve, a ocupação no Palácio de Despachos e realizam nesta quarta, dia 10, a partir das 8h, ato em frente ao Tribunal de Justiça. Na quinta-feira, 11, os educadores realizam nova assembleia a partir das 15h no Instituto Histórico e Geográfico. Uma das pautas é o reajuste do piso para 2015.
A greve foi encerrada nos estados de SC, MS, PA, PR e PE.