Magistério de Planaltina de Goiás paralisa atividades na próxima terça (11)

Contra o calote do terço de férias dos educadores e do parcelamento das progressões do Plano de Carreira e pelo pagamento do piso nacional aos professores, o Magistério de Planaltina de Goiás paralisa as atividades na próxima terça-feira (11). Às 9h deste dia haverá ato público em protesto contra as intransigências do governo municipal. em frente à prefeitura da cidade.  O movimento foi construído e aprovado em assembleia realizada nessa terça-feira (4) pelos professores.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Planaltina de Goiás – Sindiplag-GO, cerca de 1.000 educadores devem participar da mobilização. Um carro de som do Sindicato irá informar  à população sobre a paralisação durante os próximos dias.

“Nossa intenção é esclarecer os moradores o que vem acontecendo na nossa cidade. Vamos deixar claro o total desrespeito do governo com os trabalhadores. Também esperamos chamar a atenção da população para nossa situação e ter o apoio dela. Antes de educadores, somos cidadãos e devemos lutar por nossos direitos”, explica a coordenadora geral do Sindiplag, Valéria Ribeiro.

Calote no Magistério

Sob alegação de que os educadores receberam valores irregulares nas férias de 2007 e 2011, a prefeitura descontou valores do terço de férias nesse recesso escolar. Os professores se surpreenderam com o desconto e com o possível erro de cálculo da prefeitura. “Na verdade foi um calote. Exigimos explicações claras, pois o cálculo usado pela Prefeitura este ano é muito estranho. Nós tínhamos até outra reunião marcada com o prefeito, onde ele prometeu apresentar explicações, mas ele desmarcou ”, avalia a secretária geral do Sindiplag-GO, Valéria Ribeiro.

Sobre  as progressões salariais, a prefeitura  mantém proposta de pagamento parcelado. A progressão a vertical, que é determinada por tempo de serviço e que deve seguir critérios condicionados à avaliação pelo órgão ou empresa, será paga em duas parcelas. Os trabalhadores que solicitaram a progressão em 2013 serão pagos até julho de 2016. Já os que pediram em 2014 receberão a primeira parcela em julho de 2016 e a última em 2017.

Conforme proposta da Prefeitura, os 30% de Gratificação de Titularidade serão quitados da mesma forma, com pagamentos a partir de julho de 2016, com parcelas graduais até 2018.

Fonte: CUT Brasília