Luta do Sinpro garante novo concurso para carreira magistério

O Governo do Distrito Federal publicou em edição extra do Diário Oficial do DF desta sexta-feira (14), o edital do concurso público para Carreira Magistério Público. O concurso vinha sendo cobrado pelo Sinpro desde o início do ano letivo de 2015, quando se esgotou o cadastro reserva de algumas disciplinas do último concurso público, realizado em 2013. Desde então, a cada três meses o GDF vinha dando nova data para a realização de novo pleito e quase dois anos depois publica o edital. Clique aqui e confira o edital.
Apesar da publicação do novo edital, o Sinpro afirma que o número de vagas e de cadastro reserva são insuficientes para a demanda da rede pública de ensino. Levando-se em consideração que o concurso tem validade de dois anos, com prorrogação de mesmo período, a Secretaria de Educação opta por um cadastro reserva menor. O objetivo é criar um subterfugio de não contratar professores(as) concursados(as) com a não autorização de um novo pleito. Neste intervalo os estudantes em parte ficam sem aula ou a rede de ensino contrata temporários para vagas que deveriam ser de professores efetivos.
Somente este ano, entre orientadores(as) educacionais e professores(as), tivemos mais de 1.070 mil aposentadorias. O edital publicado não supre a necessidade de contratação de pessoal e a gestão do GDF volta a adotar a prática que vimos nos governos Roriz e Arruda: fazer concurso público com poucas vagas para cadastro reserva, para que no intervalo a SEE faça contratação via contrato temporário, procedimento totalmente irregular.
Atualmente existem mais de mil professores no cadastro reserva no concurso realizado em 2013. Destes, mais de 600 são da disciplina Educação Física. Estes professores continuam aptos para contratação e o Sinpro continuará cobrando a convocação deste efetivo. A realização e um novo concurso não tira dos candidatos aprovados no último pleito o direito de serem convocados primeiro.
O Sinpro vê como uma vitória o lançamento deste edital, mas com extrema preocupação, porque o número de vagas não comporta a necessidade de vagas existentes, hoje, na rede pública de ensino. Continuaremos cobrando mais professores e orientadores educacionais para que a educação pública do DF seja de qualidade.
 
Confira as vagas disponibilizadas:
Carreira magistério: 647 vagas para ampla concorrência
Candidatos com deficiência: 153 vagas
Cadastro reserva: 1.200 vagas