Luta de professor para tornar baobás bens patrimoniais sai na Xapuri

A última edição da Revista Xapuri traz entre as matérias a luta de professor André Lúcio Bento, que dedica anos da vida ao estudo da árvore baobá e da sua representação na promoção de uma educação antirracista. Especialista em cultura afro-brasileira e africana, o professor atua para transformar os baobás do DF em bens patrimoniais.

“Quando se estabelece o tombamento, significa que o Estado reconheceu o valor simbólico e cultural de um determinado bem. No caso do DF, se o governador fizer o tombamento dos baobás, ele reconhecerá toda a história presente nessas árvores que vieram nos navios negreiros, como elementos de identidade de cultura de pertencimento, de ancestralidade”, justifica professor André Bento.

A Revista Xapuri é de 2008, e marca os 20 anos do assassinato do ambientalista Chico Mendes. A publicação aborda o meio ambiente de forma transversal aos direitos humanos, à política, à economia e à cidadania.

Com o apoio do Sinpro-DF, a revista é disponibilizada de forma on-line e imprensa.

Conheça a Revista Xapuri e assine aqui https://xapuri.info/assine/

Acesse o link e leia a Revista Xapuri/Setembro. Leia matéria “A luta de um professor para transformar baobás do DF em bens patrimoniais” na página 40.

 

 

 

MATÉRIA EM LIBRAS