Luta da categoria organizada pelo Sinpro garante nomeações

Foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (30/9) a nomeação de 562 professores(as) e 28 orientadores(as) educacionais para a rede pública de ensino do DF. As nomeações, viabilizadas com a declaração das vagas sem efeito (não comparecimento para posse em tempo hábil) do concurso público de magistério de 2022, abrangem aprovados(as) para além das vagas imediatas e do cadastro reserva.

A diretora do Sinpro Ana Bonina destaca que a nomeação de aprovados(as) para além da vagas imediatas é uma conquista do Sinpro. “A nomeação dos aprovados fora das vagas imediatas é um ato discricionário do Governo do DF, ou seja, depende da vontade administrativa. No entanto, foi a mobilização incansável da nossa categoria, especialmente durante a histórica Greve da Educação, organizada pelo Sinpro, que tornou essa nomeação possível. Sem a força da nossa união e a firme atuação do sindicato, esse avanço não teria sido conquistado. A nossa luta coletiva mostrou que, quando trabalhadores se organizam, o que antes parecia uma escolha política pode se transformar em uma vitória para todos e todas nós”, avalia.

Prazos para entrega da documentação necessária e assinatura do termo de posse ainda não foram publicados pelo GDF. “Agora, é importante ir fazendo os exames admissionais”, lembra a diretora do Sinpro Ana Bonina. Esse tipo de exame verifica se o(a) candidato(a) está apto(a) para desempenhar as funções do cargo de forma segura e eficaz.

O Sinpro reforça que a luta pela nomeação de todos os(as) os(as) aprovados(as) tem como objetivo evitar a precarização da educação, já que, sem a condição de efetivo(a), professores(as) substitutos(as) são submetidos(as) a contrato de trabalho que traz direitos reduzidos. Além disso, a luta mira na continuidade do acompanhamento pedagógico e na ampliação da qualidade da educação pública, viabilizados com o fim da rotatividade de mão de obra.

Clique AQUI e acesse o DODF do dia 30 de setembro de 2024