Lula livre!!!


A Diretoria Colegiada do Sinpro-DF, preocupada com o trágico momento político em que vive o país, vem a público denunciar a terceira etapa do golpe jurídico-parlamentar-midiático, iniciado em 2016, que é a decretação da prisão do ex-presidente Lula.
A primeira fase foi a derrubada de uma mulher honesta; a segunda foi a retirada dos direitos do povo trabalhador.
O ato inconstitucional da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de negar o habeas corpus ao ex-presidente Lula fere frontalmente o artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal – que preconiza que ninguém será condenado até o trânsito em julgado em última instância.
Esta não é a primeira vez que o STF avaliza um estado de exceção. Foi assim que o fez em 1964, com o golpe militar; e em 1936, entregando Olga Benário, grávida, a Hitler.
Portanto, estamos passando novamente por um estado no qual a democracia é escanteada. Enquanto Aécio, Jucá, Temer, Serra e tantos outros estão soltos e à vontade para arrochar a classe trabalhadora e entregar as nossas riquezas, assistimos à condenação sem provas e à prisão de um operário que alçou o país a 6ª economia do mundo, tirou 50 milhões de brasileiros da pobreza, criou uma nova classe média de mais de 100 milhões com emprego, renda, carteira assinada, incluiu milhões de brasileiros na educação e melhorou as condições de vida do nosso povo, sobretudo os mais pobres.
O “crime” mais recente de Lula é estar na frente das pesquisas para a Presidência da República. Por isso mesmo, o arbítrio e o conservadorismo chegaram ao limite, impondo uma espécie de cegueira moral e ética baseada em falácias, fraudes e distorções das normas legais. A elite brasileira nunca concordaria com a volta do maior líder popular da América Latina ao poder. A personalidade e o ideário de Lula são incompreensíveis para as forças do atraso, a exemplo do que aconteceu com Mahatma Gandhi, Martin Luther King e Nelson Mandela.
É fundamental destacar que a prisão de Lula é a senha para abrir caminho para a criminalização dos sindicatos dos trabalhadores e demais movimentos sociais e populares. A prisão de Lula representa a prisão dos direitos dos trabalhadores.
É hora de nos posicionarmos. É hora de defender a democracia e o direito de Lula ser candidato. Não podemos perder a capacidade de lutar.
Convocamos todos e todas para o ato nesta sexta-feira, às 16h, na Praça Zumbi dos Palmares, em frente ao CONIC.
– Em defesa da democracia;
– Em Defesa dos Direitos Sociais;
– Pelo Direto de Lula ser candidato;
– Lula livre!!!