Livro traz o Canto e conto pelos cantos da UIPSS

As histórias que cercam a vivência e o imaginário de um interno em uma unidade socioeducativa são permeadas de vários fatores. Alguns de um emaranhado de incertezas, outros de dúvidas, muitos presos a tragédias, sentimentos que, para o bem ou para o mal, os moldaram. Este universo foi o foco principal do livro Canto e conto pelos cantos da UIPSS, mostrando que tudo que existe no interior de cada vida não se encerra ou se limita a um ato infracional.

Por meio de um olhar humanizado e afetuoso, essas trágicas histórias são rememoradas e refletidas a partir das vivências de cada interno da Unidade de Internação Provisória de São Sebastião (UIPPS). Diante da realidade desses jovens retratados na obra, o leitor se depara com um emaranhado de textos, poesias, crônicas e relatos reais.  

Segundo Sylvia Campos, uma das organizadoras do livro, o projeto de escrita deste livro nasceu em tempos de pandemia, com os agentes socioeducativos Marcos Aurélio Alves e Sueli Almada, dentre outros, à frente de uma oficina de leitura com os estudantes, intitulada Recomeçar – poesias que transformam. “Esta obra é a concretização de um sonho, que era publicar trabalhos lindos que os meninos produzem em sala de aula. A ideia é mostrar à sociedade o potencial destes jovens, que se escondem atrás das ações que os levaram para o noticiário de delito análogo a algum crime. São jovens que cometeram algum delito e que conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente preconiza, enquanto estão privados de liberdade, obrigatoriamente precisam frequentar as aulas e o estado tem que fornecer educação de qualidade para eles”, salienta.

Sylvia conclui dizendo que a obra traz tudo que acontece atrás das grades. “É uma forma de valorização dos adolescentes e a certeza que eles podem buscar um novo começo, uma nova realidade para as suas vidas, pela vertente educacional”.