Livro sobre escolas militarizadas é tema de bate papo, nesta quinta (27)

O livro “A escola do medo – vigilância, repressão e humilhação nas escolas militarizadas do jornalista pernambucano”, de Dioclécio Luz, é tema do Dialogando com Paulo Cannabrava, da TV Diálogos do Sul. O bate papo será nesta quinta-feira (27/10), às 17h, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=44mZo89iRo8

A obra é resultado de quatro anos de pesquisa e, em forma de ensaio jornalístico, aponta o fracasso do modelo e os riscos trazidos para a formação de crianças e adolescentes. “Exigir das crianças a submissão a esse regime disciplinar é cruel, humilhante, uma afronta ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Essas escolas também afrontam o Art. 5º da Constituição ao invadir a seara da privacidade e intimidade do outro, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação”, afirma o autor.

Com Bolsonaro, as escolas militarizadas passaram a existir em praticamente todas as unidades federativas. Implantada no DF via decreto do governador Ibaneis Rocha, o modelo não apresenta resultados positivos, soma denúncias e teve a legalidade revogada pelo MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios). Mesmo assim, a ampliação da militarização é um dos principais pontos do plano de governo de Ibaneis Rocha.

O autor
Dioclécio Luz é pernambucano. Mora em Brasília há mais de 30 anos. Tem formação em engenharia elétrica (UFPE) e mestrado em Comunicação (UnB). Já atuou como repórter, fotógrafo, dramaturgo, agricultor, radialista, roteirista de vídeo, professor de matemática, escritor e jornalista. Por quase 20, anos trabalhou na Câmara dos Deputados, na assessoria técnica de alguns parlamentares.

É autor de uma dezena de livros, abordando os mais diversos temas: reportagens (“Roteiro mágico de Brasília”), rádios comunitárias (“O radiojornalismo nas rádios comunitárias”), meio ambiente (“A máfia dos agrotóxicos e a agricultura ecológica“), contos (“O diabo modernista”), crônicas (“Vida e obra do acaso), memória (“Memória da semente”), entre outros. Faz rádio (programa “Canta Nordeste”) e mantém um podcast sobre literatura (“Livraria da praça”).

*As informações sobre o autor são da TV 61.