Livro ressalta a evolução de Brasília sob as exigências da modernidade

Professor da rede pública de ensino do Distrito Federal e doutor em Geografia, Tony Marcelo Gomes de Oliveira explicita, em seu novo livro, a formação da capital federal por meio do contexto geohistórico. Indicando que a Bacia Hidrográfica do Lago Paranoá, que recebeu o plano urbanístico de Lucio Costa como o local ideal já estudado e mapeado desde o século XVIII. A obra Preexistências Geográficas de Brasília traz com profundidade as abordagens geográficas referentes às práticas de planejamento urbano, contribuindo e compondo o referencial científico na formação de Brasília.

Ao longo do tempo, muito antes da Missão Cruls e da política de J.K, por meio da contribuição da pesquisa de campo e da produção cartográfica na região – ambas práticas sólidas da ciência geográfica – foi possível reconhecer o caminho e identificar o sítio original com características ideias e estratégicas para acomodar a evolução e a prática do pensamento urbano moderno no Brasil.

Para Tony Marcelo, o livro tem muito a contribuir para a geo-história da nossa cidade. “Além de compromissado com a ciência, explicita a importância em reconhecer a construção e evolução de Brasília agregada a evolução dos tempos, sob as exigências da modernidade”, ressalta.

O lançamento do livro Preexistências Geográficas de Brasília será no dia 23

de abril, às 19h, no Beirute (109 Sul).