Livro que conta história do Sinpro-DF é lançado no 12º CTE

Sinpro-DF – Uma história de sonhos, lutas e conquistas é o mais novo livro organizado pelo Instituto Museu da Pessoa para recontar os 43 anos do sindicato que representa professores(as) e orientadores(as) educacionais do magistério público do DF. A obra foi lançada nesta sexta-feira (8), segundo dia do 12º Congresso de Trabalhadores(as) em Educação.

A diretora colegiada do Sinpro-DF Rosilene Corrêa fez o lançamento do livro “Sinpro-DF – Uma história de sonhos, lutas e conquistas”

 

Em 139 páginas, “Sinpro-DF – Uma história de sonhos, lutas e conquistas” traz 25 histórias de vida, registradas de março a junho de 2021, além de três entrevistas gravadas em 2019 pela equipe de comunicação de Sinpro. “São testemunhos reveladores da alma de um sindicato combativo, respeitoso com a categoria que representa e profundamente identificado com a comunidade em que atua. São relatos que têm o condão de iluminar o passado, contribuir para compreender o presente e ajudar a proteger o futuro. Em comum, o fato de todos eles convergirem para uma mesma constatação: a educação é libertadora”, contextualiza a apresentação da obra.

O livro é dividido em quatro capítulos: A construção da utopia; Despertar de vocações; Pluralidade, diversidade e luta e Olhar para frente. Entre os personagens da obra, está Wanda Clementina Dias Corso, a primeira professora de Brasília.

“O projeto do livro se defrontou com a pandemia da Covid-19, que acabou prejudicando o processo de produção do material. Entretanto, haverá outras edições da obra, que contemplarão muitas outras histórias de vida, de luta, de resistência, de coragem. O importante é que todos, todas e todes se sintam representados com quem está aqui, pois nossa luta é uma só”, disse a diretora licenciada do Sinpro-DF Rosilene Corrêa.

De forma simbólica, Rosilene Corrêa entregou a primeira edição impressa do livro à professora aposentada Maria Holanda Lopes de Carvalho, que também é uma das personagens da obra por fazer parte da luta histórica da categoria do magistério público do DF.

LEIA AQUI a íntegra do livro Sinpro-DF – Uma história de sonhos, lutas e conquistas no link

12º CTE
O 12º Congresso de Trabalhadores(as) em Educação continua neste sábado (9). Nesta edição, o lema do Congresso é “Um outro Brasil é possível”, e os eixos de debate serão fundamentados nos seguintes temas: conjunturas internacional, nacional e local; defesa da educação pública, gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciada; organização e estrutura sindical; e Plano de Lutas para o próximo período.

Saiba mais sobre o 12º CTE em https://bit.ly/39ZjzXl