Livro que aborda diversidade étnico-racial em História tem artigo de professora de Ceilândia

O livro Diversidade étnico-racial e as tramas da escrita: historiografia, memória e ensino de história indígena na contemporaneidade, lançado pela Paruna Editorial, está disponível para download gratuito no site da editora (link no final da matéria). Tendo como organizadores os professores Luis César Castrillon Mendes, Osvaldo Mariotto Cerezer, Osvaldo Rodrigues Jr, Renilson Rosa Ribeiro, a obra é resultado de um esforço coletivo no campo do ensino e da aprendizagem de História e suas relações com os debates acerca da educação para as relações raciais no Brasil contemporâneo.

Entre os artigos que compõem o livro está “Raça, gênero e cidadania: inter-relações”, da professora Fabiana Macena, da rede pública do Distrito Federal. “As reflexões para o artigo surgiram por oportunidade de meu estágio pós-doutoral em 2016, na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), e têm se aprofundado no cotidiano docente no Centro de Ensino Fundamental 18 de Ceilândia”, conta Fabiana. Segundo ela, o livro é resultado do diálogo entre pesquisadores de diferentes estados e instituições que se dedicam às pesquisas e práticas em ensino de História: “O objetivo é pensar os desafios e possibilidades acerca da temática da diversidade étnico-racial em sala de aula, a partir de perspectivas e lugares de produção diversos”, diz ela.

A proposição da coletânea partiu dos estudos, pesquisas e ações desenvolvidas pelos organizadores nos grupos de pesquisa Cultura, Diversidade e Ensino de História, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Etrúria: Laboratório de Estudos de Memória, Patrimônio e Ensino de História, da UFMT, com a colaboração de professores/pesquisadores de diferentes instituições brasileiras.

Os estudos e debates presentes na obra dão ênfase para diferentes aspectos do fazer historiográfico e do ensino de História, como: formação de professores para o exercício da docência na educação básica, ensino de História e educação escolar indígena, educação para as relações raciais africana e afro-brasileira, diversidade cultural, identidade e diferença, educação histórica, narrativas, memória, imaginário e patrimônio, fronteira, memória e ensino de História.

Faça o download em: https://www.parunaeditorial.com/ebooks.

*Com colaboração de Luís Ricardo.