Livro propõe uma viagem sobre a potencialidade dos conhecimentos da geografia para alunos na educação básica
Em seu novo livro, o professor-pesquisador Daniel Rodrigues Silva Luz Neto propõe uma incrível viagem sobre a potencialidade dos conhecimentos da Geografia para os estudantes na educação básica. Fruto de pesquisas realizadas em duas escolas públicas do Gama, no Distrito Federal, em 2022, a obra Pensar geograficamente: uma atividade intelectual poderosa para os estudantes na educação básica mostra que a escola não é uma ilha e, por isso, é condicionada pelo que acontece no lugar e no mundo.
O livro traz como objetivo analisar indicadores da mobilização do pensamento geográfico por estudantes da Educação Básica, ou seja, evidenciar cientificamente a possibilidade de se identificar, em contexto de sala de aula, elementos constituintes da forma de pensar geograficamente nas operações cognitivas dos estudantes em resoluções de situações-problema na Educação Básica. Para cumprir esse objetivo, o autor apropriou-se da abordagem qualitativa na coleta e análise dos dados, que foram operacionalizados pelo procedimento bibliográfico e de campo.
O professor Daniel Rodrigues explica que pensar geograficamente é uma atividade intelectual poderosa para os estudantes na Educação Básica porque lhes proporciona a capacidade de compreensão das dinâmicas do geral ao particular e do particular ao geral. “Desse modo, hoje as práticas educativas e o ensino de Geografia estão inseridos no contexto do mundo globalizado na contemporaneidade. Por meio desse estudo foi possível identificar indicadores de que o pensar geograficamente é uma atividade intelectual poderosa para que os estudantes se apropriem e interpretem as práticas socioespaciais cotidianas de forma crítico-reflexiva e propositiva”.
Para ter acesso ao livro impresso basta enviar uma mensagem para o autor, nos e-mails: daniel.neto@ueg.br, danieltabuleiro1@gmail.com ou pelo Instagram: @danielluzneto, com a mensagem ‘livro Pensar geograficamente’.