Livro Niara: todas as tiras de 2023! Quem tem mais paga mais e quem tem menos paga menos!   

Você sabia que os brasileiros mais pobres pagam, proporcionalmente, mais impostos sobre a renda do que os  mais ricos? E que, no mundo, enquanto 5 bilhões ficaram mais pobres, 5% dobraram fortunas?  E que no Brasil, os ultrarricos aumentaram a fatia de renda em 31% em 4 anos, enquanto a elite do agronegócio, enriqueceu sem pagar impostos? 

O quadrinho Niara, da campanha Tributar os Super-Ricos, mostra que, em 2022, mais de R$ 100 bilhões da elite rural ficaram de fora da cobrança do imposto de renda. A publicação, que reúne as tiras de janeiro de 2023 a 2024, aponta ainda que os ultrarricos do Brasil – que representam 0,1% dos que declaram Imposto de Renda – elevaram sua fatia na renda em 31%, entre 2018 e 2022. 

As tirinhas estão sendo impressas em forma de livro para mobilizar e promover um sistema tributário progressivo com a lógica de quem tem mais paga mais e quem tem menos paga menos. O Sinpro-DF entende que é crucial corrigir essas  distorções, que mantém o país entre os mais desiguais do mundo, e junto com outras 70 entidades, participa de campanha. 

A campanha entende que as alterações no sistema tributário realizadas em 2023, como a Reforma sobre o Consumo,  a tributação dos rendimentos dos fundos exclusivos e das atividades offshores e a recuperação do voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) foram consideradas avanços pelo movimento. 

Neste ano, o Governo Federal já apontou que houve um aumento significativo da arrecadação de Imposto de Renda de fundos fechados e offshores, que eram uma  grande brecha para pessoas com patrimônio elevado e que praticamente não pagavam imposto.

Agora, é imprescindível que o governo e o parlamento brasileiros reformem o sistema tributário sobre a renda, para desonerar os tributos dos mais pobres e cobrar mais dos mais ricos.  

Clique aqui e leia Niara, todas as tiras de 2023!