2 de abril | Dia Internacional do Livro Infantil

O Dia Internacional do Livro Infantil, comemorado em 2 de abril, tem o objetivo de despertar o amor pela leitura nas crianças. A leitura estimula esse público a desenvolver concentração, memória, raciocínio e compreensão, além de aprimorar o vocabulário para linguagem oral e escrita e de ampliar a capacidade criativa.

Propor livros dirigidos à infância significa valorizar o universo das crianças, buscando envolvê-las com a leitura e desenvolvendo seu interesse pelo livro. O livro infantil valoriza o repertório que as crianças já têm para ampliar seus horizontes.

A data de 2 de abril foi escolhida por conta do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, um pioneiro da produção de literatura para crianças e adolescentes no Ocidente. Andersen é autor de livros conhecidos mundialmente, como A Roupa Nova do Imperador, Soldadinho de Chumbo, O Patinho Feio e A Pequena Sereia, entre outros. Ao longo de sua vida, Andersen escreveu mais de 150 narrativas ficcionais.

O Brasil também conta com grandes autoras e autores de livros infanto-juvenis. Uma delas é Ana Maria Machado, que tem extensa obra publicada e é vencedora de prêmios importantes tanto da literatura infantil como da ficção adulta. Outros nomes importantes são Edimilson de Almeida Pereira, poeta, professor universitário e um dos mais premiados autores da literatura brasileira; e Ziraldo, cartunista, desenhista, jornalista, cronista, criador do famoso personagem O Menino Maluquinho.

Para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil, é interessante propor reflexões, eventos, atividades de incentivo à leitura e homenagens a obras e autores(as) do gênero. Em atividades como essas, pode ser que as crianças se sintam motivadas a produzir suas próprias histórias.

O livro é uma ferramenta para semear a imaginação, e um recurso fundamental das atividades pedagógicas! Viva o livro, viva os autores e autoras, e viva a literatura infanto-juvenil!

MATÉRIA EM LIBRAS