Livro conta a história do CIEM, o antigo CAp da UnB

Entre os anos de 1964 e 1971, a cidade de Brasília teve uma das escolas de ensino secundário cujo projeto se mantém inovador e vanguardista até os dias de hoje. Vinculado à recém-fundada Universidade de Brasília, O Centro Integrado de Ensino Médio (CIEM) funcionou entre 1964 e 1971. Oferecia ensino público e integral.

O livro Ciem: Uma escola para a vida teve seu lançamento realizado durante a 74ª Convenção da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Escrito pelo historiador e pesquisador Antonio de Pádua Gurgel, o livro conta a história daquela escola que, nas palavras de Darcy Ribeiro, “foi a melhor experiência em educação secundária no Brasil”. Muito da Base Nacional Comum Curricular, aprovada em 2017, teve inspiração no método de ensino do CIEM.  

 

Liberdade com Responsabilidade

Naquela escola, além de aprenderem as disciplinas do ensino convencional, os estudantes eram estimulados a enfrentar desafios e procurar ser conscientes dos seus sentimentos. Precisavam optar por uma atividade artística ou cultura, além de uma prática esportiva. Havia também práticas educativas vocacionais, cujo objetivo era contribuir para a escolha consciente de um caminho profissional.

Os alunos eram desafiados a escolher um tema histórico e escrever uma monografia sobre o assunto, formulando ideias consistentes e fundamentadas.

O projeto pedagógico foi idealizado por Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, fundadores da UnB. Mesmo tendo funcionado por menos de uma década (1964-1970), ainda hoje o Centro é lembrado por sua proposta inovadora de educação.

O ingresso era bastante disputado, com exame de seleção. Grande parte dos alunos era formada por filhos de parlamentares, profissionais liberais e funcionários do governo.

O livro pode ser adquirido neste lkink aqui, ao custo de R$ 50,00.