Livro ajuda no ensino de química do Novo Ensino Médio

A professora Samantha Faria, do CED 03 do Guará, acaba de lançar pela Editora Dialética o livro Clube de Ciências: uma aventura científica na escola. A obra é resultado de sua dissertação de mestrado, quando foi buscar formas de fazer os alunos se interessarem pelo conteúdo científico.

“Eu conseguia a atenção dos alunos, mas não conseguia fazer com que eles gostassem de química. No mestrado, Tive leitura, conhecimento e como melhorar e tornar o ensino de química mais crítico. Descobri também que se o professor se limitar a despejar conteúdo, vai sair perdendo, pois conteúdo tem aos montes no youtube, em aulas excelentes. Na sala de aula, o professor tem que ensinar o aluno a ser crítico.  

Na pós-graduação, Samantha analisou a implementação de um Clube de Ciências e levou a ideia para a escola. “Tivemos muitas dificuldades, superadas com diálogo, pesquisa e criatividade. Ao final do ano letivo, observamos que a implementação do Clube de Ciências resultou num ensino mais prazeroso e com resultados significativos.

A organização e as atividades do Clube de Ciências Hawking permitiram um espaço de encontros, com oportunidade de estudos, experimentação, debates que estimularam a curiosidade e o espírito de investigação dos participantes, como pode ser visto ao longo do livro. Dessa experiência, ficou o desejo de efetiva utilização do Clube de Ciências como estratégia pedagógica no ambiente escolar. “Além da vontade de compartilhar com nossos pares essa experiência exitosa que agora também podemos divulgar no formato de livro, para que essas ideias tenham um alcance maior e possam colaborar nessa área tão nobre e árdua que é o ensino de Ciências.”

O livro traz um passo a passo sobre como se construir um clube de ciências, e a dica da professora Samantha: “Isso ajuda bastante os professores do ensino médio, pois temos que montar os itinerários formativos do NEM.”

O livro Clube de ciências: uma aventura científica na escola pode ser adquirido no site da editora Dialética por R$ 54,90.