Livro aborda indisciplina e resistência na escola

A professora Ivone Laurentino dos Santos, filósofa, psicóloga e mestra em psicologia, lança o livro Indisciplina e resistência na escola – Uma descrição fenomenológica no dia 18 de novembro, em dois horários: às 10h, no Espaço Compartilhar, e às 19h, no Auditório Verde (Bloco E/F CO).  A obra nasceu da sua dissertação de mestrado em Psicologia, defendida na Universidade Católica de Brasília, em 2004, sob a orientação da Dra. Ondina Pena Pereira, que prefaciou o  texto final. A educadora, doutora em bioética pela Universidade de Brasília, com a tese “A (Bio)ética Universal na Obra de Paulo Freire”, orientada pelo Prof. Dr. Volnei Garrafa,  retrata que, hoje, mais do que nunca, a disciplina/indisciplina tem sido um dos problemas mais preocupantes dentre aqueles que, direta ou indiretamente, afetam as vidas dos sujeitos educativos e a qualidade do ensino. As relações entre professores e alunos tornam-se, cada vez mais, fontes de agressividade e violência, o que acaba por prejudicar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

O diferencial desta obra é que nela os alunos, considerados “problemas” e tidos como desajustados, incompetentes nas escolas, são retirados da “cultura do fracasso e do silêncio” imposto pelo poder disciplinar: aqui eles têm vez e voz. A perspectiva é de contribuir, por um lado, para o desvelamento do caráter complexo do fenômeno disciplina/ indisciplina e, por outro, para intensificar o debate necessário à construção de uma educação problematizadora, libertadora, inclusiva e de qualidade.

Diante disto, Ivone Laurentino afirma que o fenômeno disciplina/indisciplina escolar na atualidade é uma questão de extrema urgência, visto que os confrontos interpessoais nas escolas têm ultrapassado os limites do razoável, chegando inclusive a pôr em xeque a própria existência da Instituição Escola. Ao mesmo tempo, não se trata de pensar “mais do mesmo”, daí a necessidade da superação da tendência em apontar “bodes expiatórios” como culpados únicos para problemas notadamente complexos. Para além de todo e qualquer preconceito, precisamos ouvir os protagonistas da disciplina/indisciplina, caso o desejo seja, de fato, encarar o problema para além da superfície, fazendo o contraponto necessário ao dito pelo senso comum.

O texto foi publicado pela editora Juruá, de Curitiba, uma das mais conceituadas do país e pode ser  adquirido tanto no próprio site da Juruá (www.jurua.com.br) ou pelo televendas (41) 4009-3908, como nos maiores sites marketplaces, que hoje são os novos canais de vendas de livros do Brasil, dentre eles, Amazon, Americanas.com, Submarino, Magalu e Shoptime.