LIVE da CNTE – Lançamento da Revista Retratos da Escola homenageia Paulo Freire, João Felicio e Rosaura Magalhães

2020 21 10 lancamento live cnte

Realizada no dia 20 de outubro, às 18h, a LIVE de lançamento da Revista “Retratos da Escola – Paulo Freire: educação e emancipação” homenageou o patrono da educação brasileira e também os professores e sindicalistas João Felicio e Rosaura Magalhães. “Essa revista tem um duplo objetivo: divulgar a produção científica que assume Paulo Freire e é um manifesto em defesa do pensamento freireano. Para se ter uma educação emancipadora é preciso emancipar a sociedade, a cado menino e menina, adolescente e adulto que precisa da escola pública”, sintetizou Marlei Fernandes, vice-presidente da CNTE, durante o lançamento online da publicação.

>> ACESSE A REVISTA RETRATOS DA ESCOLA – DOSSIÊ PAULO FREIRE – EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO

Representando o comitê editorial da Revista Retratos da Escola, Leda Sheibe complementou: “Este número da revista reúne importantes textos a respeito da vida e da obra do nosso querido educador Paulo Freire, que tão bem soube vincular a educação ao esclarecimento necessário à emancipação de nosso povo. Nada mais justo do que publicar neste mesmo número os artigos de João Felício e Rosaura Magalhães a quem prestamos nossa singela homenagem”.

Entre os temas da revista estão artigos que tratam da influência da pedagogia crítica no contexto norte americano, a perspectiva freireana na formação permanente de educadores e até a publicação de análises sobre o Manuscrito da pedagogia do oprimido. Produzido na década de 1960, no Chile, esse documento, que resistiu à devassa político-ideológica e cultural promovida pela ditadura pinochetiana, foi redescoberto no ano de 2001 e doado ao Brasil em 2013, ano em que se realizou a primeira publicação integral dos originais da obra-mestra do educador brasileiro.

O debate online foi exibido na página do Facebook da CNTE e no canal do Youtube – veja a seguir.

 

Fonte: CNTE