Lentidão e interrupções marcam vacinação dos trabalhadores da educação do DF

Mais uma vez o governo Ibaneis Rocha (MDB) suspende a vacinação da categoria do Magistério. Nessa segunda-feira (31/5), suspendeu a vacinação da categoria com previsão de volta somente nesta quarta-feira (2/6). Falhas no planejamento, morosidade e ineficiência no plano de vacinação da capital do País é que tem elevado o número de mortes e de infecções pela Covid-19. Não é à toa que, nesta terça-feira (2/6), o noticiário mostra que a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da rede hospitalar pública do DF é de 94%.

O portal InfoSaúde (http://info.saude.df.gov.br/initial-page/covid-19/) , do Governo do Distrito Federal (GDF), atualizado às 9h26 desta terça, informou que a ocupação das UTI públicas está em 90%, com 18 pessoas com suspeita ou com a infecção pelo novo coronavírus comprovada na fila aguardando leito. A fila de UTI, em geral, está com 117 pacientes, segundo atualização do próprio InfoSaúde das 7h46 desta terça. Isso sem contar o número elevado de óbitos e de casos de infecção espalhados pela cidade, todos com dados subnotificados.

Mesmo com esse quadro elevado de infecções e mortes, o GDF mantém a lentidão da única coisa que pode assegurar a volta à quase normalidade: a aplicação do imunizante. Há meses, desde que os laboratórios anunciaram a produção das vacinas, o Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) vem reivindicando a vacinação dos/as trabalhadores/as da educação nos grupos prioritários. Mas, quando o GDF atende à pressão da categoria, sujeita a todos e todas às incertezas da materialização da vacina. Todo dia há um motivo estapafúrdio para adiar a aplicação do imunizante, além da morosidade criminosa.

No primeiro lote de vacinas em que os/as trabalhadores/as da educação estavam incluídos e que o próprio GDF anunciou que ia vacinar 10 mil pessoas, não chegou a 4 mil, segundo a imprensa, e não apresentou uma previsão, nenhum cronograma, nada que mostrasse logística e datas de vacinação dos grupos já definidos pela própria Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

O Sinpro buscou contato com a Secretaria de Educação (SEE-DF), que confirmou que a sequência da vacinação de professores e professoras paraesta quarta-feira (02/06). As listas de nomes a serem contemplados estão sendo providenciadas e serão divulgadas.

No entendimento da diretoria, a postura do governo Ibaneis perante a pandemia do novo coronavírus e o encaminhamento moroso da vacinação é muito grave. “Ele não trabalha para adquirir vacinas e continua apontando um calendário de retorno presencial, agindo com terrorismo psicológico com a categoria que nunca parou de trabalhar remotamente e que não tem a menor condição de voltar presencialmente diante do quadro de mortandade diária na cidade”, diz. O Sinpro solicitou reunião com o secretário de Educação, Leandro Cruz, para avaliar o processo de imunização da categoria até o momento.

 
 

MATÉRIA EM LIBRAS