Lei de Cotas: 31 anos depois, CUT avalia o que mudou

A Lei de cotas completou 31 anos no último domingo (24/7), e nesta segunda-feira, 25/7, às 18:30, especialistas debatem em live realizada pela CUT o que mudou no mercado de trabalho graças a essa lei. Já se avalia que a inclusão no trabalho não está acontecendo, principalmente com os ataques e retirada de direitos da classe trabalhadora. A transmissão será feita pelas redes da CUT e do Sinpro-DF.

Para debater o assunto, participam da live o secretário de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT, Ismael Cesar; a diretora adjunta da Direção Técnica do Dieese, Patrícia Pelatiere; o ex-conselheiro do Conade, Isaias Dias; o coordenador do  Coletivo Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência e diretor do Sinpro-DF, Carlos Maciel; e a coordenadora do Coletivo Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência e diretora do sindicato dos bancários de São Paulo, Maria Cleide Queiroz.

 

Inclusão? O que é isso?

Os estudos que a subseção do DIEESE na CUT Nacional vem realizando demonstram que não houve crescimento do nível dos empregos formais das pessoas com deficiência. A partir dos microdados da Rais/ME em dezembro de 2020, confirma-se que somente 1,04% do total de empregos formais são ocupados pelas pessoas com deficiência.

Com a pandemia que se alastrou pelo mundo e todos os problemas gerados pela falta de políticas sérias e competentes de vacinação contra Covid, as pessoas com deficiência, como grupo de risco, foram mais atingidas, e isso comprometeu ainda mais sua inclusão no trabalho.

Os trabalhadores e trabalhadoras com deficiência, em meio a toda essa conjuntura de crise, tanto epidemiológica como econômica, social e política, vêm lutando e resistindo para manter os direitos duramente conquistados ao longo de décadas, buscando se organizar também a partir de seus sindicatos de base e particularmente em nossa central.

Acompanhe a live a partir das 18:30, no vídeo abaixo 

 

SERVIÇO

Live: 31 anos da lei de Cotas

Data: 25 de julho (hoje)

Hora: 18:30

Local: Canais da CUT e do Sinpro no Youtube e Facebook.

MATÉRIA EM LIBRAS