Lei da Mídia Democrática ganha quase mil assinaturas por dia pela internet
Desde que foi lançada, no dia 5 de fevereiro, a plataforma de assinatura online em apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Comunicação Social Eletrônica, ou Lei da Mídia Democrática, já somou mais de quatro mil assinaturas, em cinco dias.
De acordo com o secretário-executivo do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC, Pedro Rafael Vilela, a ideia é, pelo menos, manter este número durante os próximos dias. “Se chegarmos a 30, 40 mil assinaturas por mês, já será muito satisfatório. Porém, mais do que números, o lançamento da plataforma de assinaturas pela internet busca conscientizar a sociedade sobre a importância e a urgência de tornar democrático, educativo e cidadão o sistema de comunicação brasileiro”, avalia.
Rosane Bertotti, coordenadora-geral do FNDC e dirigente da CUT, explica que a assinatura online não substitui a assinatura física. “Uma coisa não exclui a outra. Quem já assinou o formulário nos vários locais de coleta montados desde 2013 também pode e deve assinar o projeto na internet. E mais do que a assinatura, é importante compartilhar o formulário nas redes sociais”, ressalta. A página de coleta de assinaturas permanecerá no site da campanha Para Expressar a Liberdade por tempo indeterminado.
Lançado no primeiro semestre de 2013, por dezenas de entidades da sociedade civil e do movimento social que constroem a campanha Para Expressara a Liberdade, a proposta de regulação dos meios de comunicação no Brasil precisa da adesão de 1% do eleitorado nacional (cerca de 1,4 milhão de assinaturas) para ser protocolizado na Câmara dos Deputados, onde poderá ser discutida, disputada e contribuir com o debate sobre a democratização da mídia.
Clique aqui para assinar a Lei da Mídia Democrática