Festival Latinidades chega aos 18 anos com a voz das mulheres negras
De 23 a 31 de julho, o Festival Latinidades — o maior encontro de mulheres negras da América Latina — retorna a Brasília com extensa programação em defesa da temática racial, econômica, ancestral e cultural. Em 2025, a 18ª edição celebra o “Julho das Pretas”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho.
O festival enfatiza ainda a conexão entre cultura e justiça social — por meio de discussões sobre tributação, reparação econômica e luta das mulheres negras —, posicionando-se como ferramenta de mobilização política e social. Confira aqui também matéria da CUT sobre o Julho das Pretas.
“Em 2025, o festival completa 18 anos e articula as suas atividades em torno do tema ‘Mulheres negras movem o mundo’. O objetivo é reconhecer e celebrar o impacto das mulheres negras na sociedade, nas famílias brasileiras, na cultura, na economia, na política e nas ciências”, informa Patrícia Guimarães, arte-educadora, professora aposentada da Secretaria de Educação do DF e integrante da equipe de mobilidade do Festival Latinidades.
Ela explica que o tema deste ano é mais do que uma celebração. “É uma afirmação política, poética e ancestral de que que não há transformação real sem o protagonismo das mulheres negras. Celebrar mulheres negras que movem o mundo é entender que o que nos move é ancestral, urgente e inegociável. É reconhecer que se o mundo gira é porque somos parte fundamental deste movimento”.
A abertura oficial do Festival Latinidades será precedida por um pré-evento no dia 12 de julho (sábado), das 9h às 15h, no Museu da República. Neste dia, será realizado o debate “Saúde mental: quem cuida de quem produz?”, em parceria com a Casa Afrolatinas, com práticas ancestrais, cozinha afetiva de Conceição Matias e dados sobre o setor cultural negro.
Em 22 de julho, às 19h, o festival oficial começa com a inauguração da exposição “Alumbramento”, no Museu Nacional da República. A mostra coletiva, com curadoria de Nathalia Grilo, transforma a Galeria 3 em um espaço sensorial inspirado no cosmograma bantu Dikenga, celebrando a criação como prática de dignidade e fé.
A programação 2025, totalmente gratuita (com ingressos limitados por lotes), reúne shows, debates, cinema, literatura, teatro, dança, feira e formação. Os destaques musicais já confirmados incluem Zezé Motta com Malía; Karol Conká; IAMDDB; Isa Marques; Larissa Luz com o show “Rock In Gil” (homenageando Gilberto Gil); Nessa Preppy, artista afro-caribenha de Trinidad & Tobago.
Inscrições e retirada de ingressos em https://www.latinidades.com.br/
PROGRAMAÇÃO
Principais eventos
23/7 | 19h – “Pequeno Manual Antirracista – A Peça”, adaptação teatral da obra de Djamila Ribeiro, no Sesc Taguatinga.
24/7 | 17h–19h – Roda de conversa “Justiça Fiscal e Reparação para Mulheres Negras”, com apresentação do “Guia Desigualdade no Bolso” (Inesc), no Auditório II do Museu Nacional.
25/7 | 17h–19h – “Lélia González: memória e ancestralidade”, recital e roda com Elisa Lucinda, Macaé Evaristo, Dulce Pereira e Melina de Lima, no Auditório II do Museu Nacional.
26/7 | 14h–18h – “Julho das Pretas que escrevem”: sarau, literatura e oficina infantojuvenil no Museu Nacional.
26/7 | 14h–17h – “Latinidades Kids – Festival Infantil de Breaking Kurumim”, no Anexo do Museu Nacional.
26/7 | shows à noite – apresentações de IAMDDB, Larissa Luz, Nessa Preppy e mais.
De 23 a 31 de julho, haverá ainda a “Mostra Audiovisual Cine Afrolatinas”, que inclui o documentário “Bam Bam: a história de Sister Nancy”, encontro com criadoras negras e lançamento do livro “Empoderadas”, de Renata Martins e Juliana Vicente . Acesse o Instagram do festival e fique por dentro: https://www.instagram.com/festivallatinidades/
Programação completa em https://www.latinidades.com.br/.
Serviço
Quando: 23 a 31 de julho de 2025
Onde: Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul), Brasília, e Sesc Taguatinga
Ingresso: gratuito — necessário retirada antecipada por lotes (primeiro inseto já aberto; segundo lote via newsletter). Retirada de ingressos em https://www.latinidades.com.br/