Jornadas de luta latino-americana rumo ao Centenário de Paulo Freire

O magistério nacional se mobiliza para as Jornadas Latino-americanas de Luta em defensa da Educação Pública, Gratuita, Laica e Emancipadora, rumo ao Centenário do nascimento de Paulo Freire. Educador e filósofo pernambucano, Paulo Freire passou a ser reconhecido como patrono da educação brasileira em 1997 por meio da Lei nº 12.612 e dedicou grande parte de sua vida à alfabetização e à educação da população pobre.

Diante de todo este legado o Sinpro-DF e a Internacional da Educação América Latina (IEAL) convidam os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais, assim como  as afiliadas, para realizarem atos e jornadas de reflexão e luta em homenagem ao centenário do educador, a ser comemorado em 19 de setembro de 2021.

O Comitê Regional da Internacional da Educação América Latina considera que o aniversário de Paulo Freire é uma grande oportunidade para resgatar suas ideias e seguir articulando as lutas a partir do Movimento Pedagógico Latino-americano (MPL). O MPL se inspira nos ideais de Freire e os promove, para que os processos educativos sejam um caminho de liberação cultural, social e política, com participação da comunidade educativa e particularmente de setores historicamente excluídos e oprimidos.

Diante do contexto político atual na América Latina, caracterizado por ataques constantes à educação pública, chamamos todos e todas a continuar a defensa da educação pública como um direito social, para vencer a ofensiva dos setores interessados na privatização e o comércio educativo.

A comemoração do centenário do nascimento de Paulo Freire em 2021 nos chama a um encontro. A América Latina se reunirá no Brasil para recordar e manter vivo o legado do professor Freire.