Jornada Literária “Histórias na sua Escola” inicia temporada itinerante

A Jornada Literária – “Histórias na sua Escola”, em seu segundo ano de realização, inicia a segunda fase de seu trabalho em 2024 com dez escolas da rede pública do DF. Até o dia 14 de novembro, essas escolas, de nove regiões administrativas, receberão contação de história e debates com escritores de livros infanto-juvenis. A ideia do projeto é aproximar os estudantes da produção literária, ao mesmo tempo em que fomenta a leitura e incentiva o talento de jovens autores.

Com diversas obras infanto-juvenis publicadas, André Lúcio Bento, Ribamar Araújo, Lima Neto, Cristiane Sobral e Nyedja Genari são os autores convidados desta edição. A contação de história fica a cargo de Letícia Mourão, Telma Braga, Matrakaberta, Rego Junior e Claudinha Flor de Cacau.

Esta é a segunda fase da Jornada, na qual cinco escritores e cinco contadores de história se revezam para levar a magia da literatura à EC 419 de Samambaia, CEI 04 de Sobradinho, CEF 106 do Recanto das Emas, CEF Ponte Alta Norte, CEF 02 de Planaltina, EC 45 de Ceilândia, CEF 03 da Estrutural, CEF 05 de Sobradinho, CEF Athos Bulcão, no Cruzeiro, e Escola Parque 308 Sul, no Plano Piloto.

“A leitura e a literatura são fundamentais para o desenvolvimento da imaginação e dos vínculos afetivos. O projeto Jornada Literária – Histórias na Sua Escola traz uma oportunidade de mostrar para esses jovens que suas visões de mundo têm um valor inestimável, que eles podem ser protagonistas e criadores de suas próprias histórias. Isso aproxima a literatura das escolas e, ao mesmo tempo, dá voz aos jovens autores que estão surgindo”, explica Ester Braga, idealizadora e coordenadora da iniciativa.

Primeira fase: Concurso “Minha Escola tem História”

A Jornada Literária – Histórias na Sua Escola é resultado da parceria entre a ABÈBÈ Produções e o Instituto Latinoamerica. A primeira fase do projeto se iniciou em agosto, com o concurso “Minha escola tem história”.

Os professores das unidades de ensino participantes trabalharam os temas propostos em sala de aula, e encaminharam um texto que representasse a comunidade escolar. Esse material foi avaliado por um supertime de escritoras renomadas, indicadas ao Prêmio Jabuti, como Márcia Kambeba e Bel Santos Meyer, e pelo professor e rapper Renan Inquérito.

Os trabalhos vencedores serão anunciados no próximo dia 18, às 14h, no auditório da Câmara Distrital, e estarão reunidos num livro. Essa publicação traz as ilustrações dos alunos e alunas da Educação Infantil, sob o tema “Educação Ambiental – Animais e Vegetação do Cerrado”. O material recebeu poemas da escritora Flávia Ribas.

A turminha do Ensino Fundamental I trabalhou narrativas que valorizam o convívio com a natureza, sob o tema “O Planeta e Eu”. O pessoal do Fundamental II produziu textos com o mote “O outro e eu”, trazendo reflexões sobre o convívio com as diferenças, combate e enfrentamento ao preconceito social, religioso, racial, etário e de gênero. Esses textos receberam ilustrações de Romont Willy e Carmen Santhiago.

Livros nas bibliotecas

O concurso “Minha Escola tem História” vai resultar na publicação de 750 livros, que serão doados às escolas participantes. Cada unidade de ensino também vai receber quatro livros de cada autor que integra a programação do projeto.

Realizado pelo Instituto Latinoamérica e pela ABÈBÈ Produções, o projeto Jornada Literária “História na sua Escola” conta com recursos do Ministério da Cultura do Governo Federal.