Jornada Literária do Distrito Federal – Edição Paranoá, Itapoã

Após dois anos em formato virtual devido à pandemia da Covid-19, a Jornada Literária do Distrito Federal – Edição Paranoá e Itapoã volta ao formato presencial com a participação de 23 autores de gêneros literários variados, como romance, conto, crônica, poesia e ilustração. Com entrada gratuita e aberto para toda a comunidade, o evento vai até o dia 28 de junho e oferece encontros com escritores, rodas de poesias, conferências, espetáculos de literatura e apresentações musicais.

Entre os dias 24 e 27 de junho, a Jornada acontece na Sede da Associação Cultural Jornada Literária do Distrito Federal (Quadra 9, Conjunto D, Área Especial, Paranoá). Já no dia 28, as atividades serão na Escola Classe 303 de São Sebastião. Toda a programação está disponível no site https://www.jornadaliterariadf.com.br/ e nas redes sociais do projeto @jornadaliterariadf. Os(as) estudantes das escolas públicas de Paranoá e Itapoã poderão participar da conferência proferida pelo escritor Ignácio de Loyola Brandão (Foto abaixo).

A Jornada Literária tem como objetivo estimular a formação de leitores por meio de leituras mediadas com educadores(as) de diversas áreas do conhecimento. Os(as) alunos(as) e professores(as) das escolas públicas que participarem da jornada receberão, gratuitamente, os livros. Participam desta edição os autores Adriana Nunes, Ádyla Maciel e Nanda Fer Pimenta, Alessandra Roscoe, Alexandre Pilati, Almir Correia, Caio Riter, Christian David, Conceição Freitas, Felipe Cavalcante, Felipe Fiuza e Tropa da Jornada, Ignácio de Loyola Brandão, Ivan Zigg, Jefferson Assumção, João Bosco Bezerra Bonfim, José Rezende Júnior, Leo Cunha, Marco Miranda, Marília Pirillo, Noélia Ribeiro, Rogério Andrade, Susana Ventura, e o músico Victor Batista.

A Jornada Literária do Distrito Federal – Edição Paranoá e Itapoã é realizada com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF) e com o apoio do SESC DF, do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã (Cedep) e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal. 

 

Sala de Leitura da Jornada Literária do Distrito Federal

Com um acervo de dois mil livros de literatura brasileira e clássicos de todo o mundo, em novembro de 2021 foi inaugurada a Sala de Leitura da Jornada Literária no Paranoá. No local, toda a comunidade tem acesso a livros para a infância e a juventude, em especial álbuns ilustrados. “Nós da Jornada Literária vemos a literatura como um dos direitos humanos. E os moradores do Paranoá e Itapoã não podem ficar sem esse bem, porque a necessidade de ouvir uma quadrinha, ler um poema, um conto, um romance, tudo isso é universal, não é só de quem mora nos vizinhos Lago Sul, Lago Norte, Plano Piloto. Mesmo sem ser vista como útil de imediato – como um prato de comida – a literatura é quem nos abre a imaginação, o espaço do sonho e da criatividade”, diz João Bosco Bezerra Bonfim, um dos realizadores da Jornada Literária do DF.

Durante a programação, haverá estandes da Feira de Troca de Livros, em que os participantes poderão trazer obras já lidos e trocar por outras – de literatura e humanidades – que os agradem. E, também, quiosque com obras dos autores e autoras desta edição.