Joarez Aires lança livro com viés pedagógico discutindo problemas da sociedade
Professor aposentado da SEEDF, Joarez Virgolino Alves se dedica ao ofício de escrever livros. E nos próximos meses, um será lançado.
“Estética da Liberdade e da Verdade”, tem um viés didático/pedagógico e discute os problemas humanos, o parasitismo social e as fake news que afligem a sociedade.
No momento, ele está em fase de revisão, com previsão de lançamento para novembro em Curitiba, onde o autor mora atualmente.
“E eu, como fui professor por 18 anos de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, estruturei o livro para ser trabalhado em sala de aula”, diz o escritor.
De acordo com ele, na obra há “muitas ilustrações de textos clássicos, que abordam os dois temas, ‘liberdade’ e ‘verdade’, e o trabalho, por exemplo, das relações. A exploração do ser humano, o problema do parasitismo na sociedade, principalmente dos poderosos e dos ricos aos pobres. Então tem muitos poemas, textos clássicos, até de Machado de Assis, Graciliano Ramos, que podem ser usados e trabalhados em sala de aula. Esse livro tem um viés bem didático, bem pedagógico”.
Jalapão
O escritor também falou de uma obra dele que pode despertar interesse da categoria. Lançado em 2022 e já na segunda edição, “Nos Canfundós do Jalapão: Crônicas”, como o próprio título diz, são 80 textos que fazem apologia à fauna e à flora do estado do Tocantins.
“As ilustrações, praticamente quase todas, foram monitoradas por mim e realizadas pelos meus netos e sobrinhos-netos. Então, ficou um livro muito bonito, dentro da capa, quanto no interior, todo colorido, um livro para ser dado de presente”, afirma o autor.
Ele diz que a obra “não é uma crônica de visita, de passeio lá no Jalapão, é uma abordagem literária dos protagonistas da fauna e da flora do Tocantins”.
Esta obra pode ser encontrada na versão digital ou impressa.