Sinpro-DF lança novo atendimento psicológico durante a campanha Janeiro Branco

O Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) lança, neste mês de janeiro, novo atendimento psicológico: o Grupo de Supervisão para Orientadores(as) Educacionais. A iniciativa foi criada inspirada na demanda da categoria e faz parte da campanha Janeiro Branco em favor da saúde mental.

A campanha Janeiro Branco foi criada para alertar e estimular as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito de sua própria vida, sobre a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem de si mesmas, de suas emoções, pensamentos e seus comportamentos.

É uma campanha dedicada aos temas da saúde mental e visa a colocá-lo em máxima evidência em todo o mundo durante o mês de janeiro em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade.

A campanha visa a sensibilizar as mídias, instituições sociais, públicas e privadas, bem como os poderes públicos e privados sobre a importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais empenhados em valorizar e em atender às demandas individuais e coletivas, direta ou indiretamente, relacionadas aos universos da saúde mental.

Desde sempre engajado nessa luta, o Sinpro-DF mantém seus programas de atenção à saúde da categoria e se preocupa com tudo que envolve a atividade laboral dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais, desde a relação entre os pares até os(as) estudantes, a comunidade escolar e a Secretaria de Estado de Educação.

Por meio da Secretaria para Assuntos de Saúde do Trabalhador, o sindicato atua preventivamente e o atendimento se estende para além dos muros da escola e abre inscrições para orientadores(as) interessados(as) em participar do Grupo de Supervisão para Orientadores Educacionais.

INSCRIÇÕES
Para se inscrever no Grupo de Supervisão para Orientadores Educacionais basta enviar um email para o endereço faleconoscosaudetrabalhador@sinprodf.org.br, deixando na mensagem, o nome completo, matrícula da SEEDF e o número do telefone. Também pode ser pelo telefone (61) 3343-4211 e falar com Edna.

Trata-se de um grupo de discussão das demandas diárias enfrentadas nas escolas. Com esse grupo, o Sinpro-DF pretende dar visibilidade às dificuldades e eleger meios, de forma coletiva, para lidar com as situações, valorizando cada membro por sua contribuição, com esforço planejado para desenvolver forças que conduzam para uma atividade colaborativa.

ATENDIMENTO
O sindicato continua com o Atendimento em Psicologia do Trabalho, um projeto de “escuta das relações sociais de trabalho”. Trata-se de uma proposta já em curso e executada pela Secretaria para Assuntos de Saúde do Trabalhador da entidade que tem a proposta teórico-metodológica fundamentada na pesquisa aplicada de abordagem psicanalítica.

O objetivo do Atendimento em Psicologia do Trabalho é a escuta do sofrimento decorrente das relações de trabalho para a reconstrução de estratégias defensivas, atribuindo um novo sentido ao trabalho. Visa oportunizar um espaço para novas ações no ambiente institucional. Os trabalhadores atendidos pelo projeto são aqueles que se encontram em algumas das seguintes situações: riscos de adoecimento ocupacional; situações de estresse pós-traumático, assédio moral, tentativas de suicídio e acidente de trabalho; afastado temporário do trabalho por doença ocupacional e em processo de readaptação laboral.

Confira o vídeo da campanha do Sinpro-DF