Janeiro Branco – Palestras sobre saúde mental já podem ser agendadas

Em atenção à saúde mental dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais, desde 2014 o Sinpro, por meio da campanha Janeiro Branco, oferece palestras que abordam cansaço, esgotamento físico e mental, desânimo, tristeza intensa, depressão, ansiedade e Burnout, sintomas de transtornos mentais que afetam diretamente a saúde da categoria. Este ano o sindicato traz como tema O declínio dos laços sociais e o sofrimento no trabalho e convida as escolas a solicitarem a palestra pelo e-mail faleconoscosaudetrabalhador@sinprodf.org.br ou pelos telefones (61)3343-4211 e 99244-3839.

A campanha Janeiro Branco objetiva atuar junto aos(às) servidores(as) oferecendo uma reflexão sobre a saúde mental e a psicodinâmica do adoecimento no trabalho. Para isso é oferecido um espaço de palavra ao grupo para que possam exercitar a alteridade, abrir-se para as dificuldades diárias, observar que a realidade não está dada, mas sempre em construção, observando que diante dos conflitos nas relações a transformação não pode ser feita sem cooperação.

A categoria do magistério público é uma das que mais sofre com problemas de saúde mental, seja no DF ou em qualquer outro estado brasileiro. Para a coordenadora da secretaria de Saúde do Trabalhador do Sinpro-DF, Elbia Pires, abrir brechas para falar de sua relação com o trabalho, compartilhar com o outro os incômodos, as exigências excessivas e sair das narrativas camufladas pode fortalecer o coletivo e construir pontes de diálogo. “O remédio da mente é a fala. Se as demandas são recebidas sem questionamentos, se percebemos propostas pedagógicas arbitrárias, imposição de chefias que não estabelecem diálogos, além de discrepância entre cobranças, expectativas e condições para os objetivos pedagógicos, fatalmente adoeceremos. As palestras oferecem uma saída para este problema, além de um espaço de fala, onde o professor e a professora poderão se abrir e encontrar caminhos para uma melhor qualidade de vida”, afirma a diretora.

Até o momento o projeto já visitou 158 escolas da rede pública do Distrito Federal e as reuniões podem ser feitas às quartas-feiras, às 9h e 14h, contemplando todos(as) os(as) servidores(as). O encontro tem duração de 1h30 e a escola deve ceder computador, datashow e caixa de som.