Já estão abertas as inscrições para formação EAD de professores no Projeto Cidadania e Democracia desde a Escola

O Instituto Auschwitz para a Prevenção de Genocídio e Atrocidades Massivas (AIPG), ONG internacional que atua na área de prevenção às violações de direitos humanos, abriu as inscrições para o Projeto Cidadania e Democracia desde a Escola. O projeto é realizado desde 2016 por meio de uma construção participativa envolvendo professores(as), estudantes, além de entidades governamentais e não governamentais. Os(as) interessados(as) devem realizar a inscrição até o dia 16 de fevereiro exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível no link https://forms.gle/g3beGwBqZVSxSLFQ9.

Ao todo serão ofertadas 60 vagas para três cursos de 20 participantes cada. O resultado final será divulgado entre os dias 19 e 22 de fevereiro. O curso é completamente gratuito.

Desde 2018 o projeto já envolveu um total de 220 professores(as) e uma média de 4 mil estudantes nos estados de São Paulo, Paraíba e Brasília. No ano passado, o Instituto Auschwitz fez parcerias com mais secretarias estaduais de educação, com o objetivo de expandir o projeto para mais localidades.

O edital desta formação EAD é direcionado para docentes no Brasil atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou do Sistema Socioeducativo. Além disso, os(as) candidatos(as) deverão ter acesso à internet para poder participar do curso de formação online por meio da plataforma de capacitação Moodle. O curso ocorrerá durante seis semanas, entre os dias 22 de fevereiro e 2 de abril, e tem previsão estimada de 6h de trabalho por semana, organizadas de forma livre pelos participantes.

 

Os critérios de seleção incluem:

  1. a) A motivação e o interesse do(a) docente em participar na formação e implementar o projeto;
  2. b) A pluralidade de contextos socioeconômicos e geográficos dentro dos quais as escolas estão inseridas.

 

Como funciona?

Os(as) docentes selecionados(as) participarão – entre os 22 de fevereiro e 2 de abril – de uma capacitação online de 30h de duração por meio da plataforma Moodle em três grupos de 20 participantes, acompanhados por tutores(as) que estarão disponíveis para dúvidas durante toda a formação.

O conteúdo disponibilizado virtualmente abordará os princípios metodológicos e temas referentes ao projeto, incluindo também indicação de leituras e mídias para aprofundamento. Organizados em cinco módulos, os conteúdos do curso deverão ser finalizados em seis semanas, com uma dedicação máxima de 6h de estudo por semana e módulo.

Não há a previsão de videoconferências nem nenhum outro tipo de atividade simultânea, o que significa que o participante deverá concluir as atividades propostas de maneira individual de acordo com sua disponibilidade e capacidade, dentro do período previsto para a capacitação.

Ao final do curso, os/as professores/as participantes que realizarem todas as atividades propostas receberão um certificado emitido pelo Instituto Auschwitz e farão parte da rede de professores/as parceiros/as.

 

Saiba mais

A metodologia do projeto Cidadania e democracia desde a escola foi estruturada em consonância com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e a Base Nacional Comum Curricular, e contempla temas a serem trabalhados transversalmente pelos(as) professores(as), que incluem identidade, igualdade e discriminação; diálogo plural, respeito e tolerância; solidariedade, empatia e cooperação; democracia e direitos humanos; cidadania responsável, fortalecimento e participação da juventude; sustentabilidade, meio ambiente, mundo global, mídia e comunicação.

Todas as atividades foram realizadas com apoio de um caderno pedagógico metodológico construído para facilitar a consolidação dos métodos e apoiar a aplicação e o desenvolvimento dos eixos temáticos, tornando-se uma ferramenta de suporte ao(à) docente e em permanente construção para dialogar com a realidade dos(as) estudantes.

 

Inscrições para o projeto Cidadania e Democracia desde a Escola

Data: Até 16 de fevereiro de 2021.

Local: exclusivamente pelo link: https://forms.gle/g3beGwBqZVSxSLFQ9. 

Total de vagas: 60

Divulgação do resultado final: 19 de fevereiro de 2021

Data da formação: entre 22 de fevereiro e 2 de abril.

Contato: education.program@auschwitzinstitute.org