Já estão abertas as inscrições para a Semana Pedagógica do Sinpro

O Sinpro realizará, de 20 a 23 de fevereiro, no Auditório Paulo Freire (sede do sindicato), a Semana Pedagógica. A Semana trará uma série de atividades pedagógicas com a perspectiva de cumprir uma pauta de debates solicitada pela categoria. Dentre os temas debatidos estão o Projeto Político Pedagógico (PPP); a Base Nacional Comum Curricular; o Plano Nacional de Educação (PNE); a Reforma da Educação; o 3º Ciclo e Semestralidade; a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e a Gestão Democrática.
O tema Ciclos e Semestralidade será debatido pela segunda vez, uma vez que o Plano Distrital de Educação (PDE) determina que todas as escolas públicas do Distrito Federal se organizem na semestralidade e que as séries finais passem a se organizar como um ciclo. Desta forma é importante trazer este tema novamente ao debate para que a categoria possa aprofundar esta discussão e dar sua opinião a respeito.
Outra temática importante é a que versa sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As escolas que trabalham com EJA estão tendo várias dificuldades de organização para manter a Educação de Jovens e Adultos viva no DF. Segundo a coordenadora da Secretaria de Política Educacional do Sinpro, Berenice Darc, o debate sobre a Gestão Democrática será outro ponto de grande importância na Semana Pedagógica. O processo eleitoral acontece desde 2012, elegendo, de forma democrática, um(a) gestor(a) para a direção da escola. “O processo não deve passar apenas pela eleição do gestor, mas também sobre o processo interno democrático. Temos vivenciado muitas contradições dentro das gestões das escolas do DF. Então achamos importante reafirmar nossa posição sobre a Gestão Democrática, sobre o que defendemos enquanto gestão e para que possamos contribuir para que os gestores, novos e antigos, possam ter a condição de abraçar o processo democrático nas escolas públicas”, ressalta Berenice.
Além de debater temas relevantes para a categoria, a Semana Pedagógica se coloca como um momento relevante para a educação, onde os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais poderão, coletivamente, pensar alternativas para transformar os debates que historicamente defende em uma linha de condução do processo das escolas públicas. “É importante resgatar políticas históricas que queremos manter, mas também reafirma-las no processo democrático nesta conjuntura tão complicada que temos vivido”, finaliza Berenice.
Agenda da Semana Pedagógica do Sinpro – 2018
 
 
CLIQUE ABAIXO PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO POR TEMA:
Projeto Político Pedagógico / Coordenação Pedagógica 
Base Nacional Comum Curricular / Plano Nacional de Educação / Reforma da Educação
3º Ciclo e Semestralidade
Educação de Jovens e Adultos
Gestão Democrática