IV Narrativas interculturais, decoloniais e antirracistas em educação: por equidade, justiça e bem-viver
O grupo GPDES – Educação, Saberes e Decolonialidades e a Universidade de Brasília (UnB) realizam de 05 a 08 de dezembro, na Faculdade de Educação da UnB, o IV Narrativas interculturais, decoloniais e antirracistas em educação: por equidade, justiça e bem-viver. O IV Narrativas constitui um espaço de reflexão teórico-metodológica, diálogo de saberes e intercâmbio de práticas e vivências sobre o potencial educativo da diversidade cultural, étnica e epistêmica que constitui a sociedade brasileira e outros contextos latino-americanos e africanos.
O evento tem dentre seus objetivos fomentar o diálogo e o intercâmbio de saberes e práticas educativas a partir de abordagens interculturais, decoloniais e antirracistas para o enfrentamento coletivo do racismo e da desigualdade racial dentro e fora de espaços formais de educação; proporcionar letramento racial e fundamentos teóricos, metodológicos e pedagógicos visando a construção da educação antirracista; e promover justiça epistêmica na sociedade brasileira, através da valorização dos conhecimentos da tradição oral de comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, campesinas etc). Desse modo, o Narrativas abarca um público diversificado, oriundo de diferentes espaços de atuação e etapas de formação no campo da Educação, dentre os quais estão: pesquisadoras/es, professoras/es do ensino superior e da educação básica, educadoras/es populares, mestras e mestres do conhecimento tradicional, artistas populares, intelectuais de dentro e de fora da academia, estudantes da graduação e da pós-graduação.
O IV Narrativas será presencial, com inscrição 100%. As Sessões Conversatórios constituem espaços decoloniais e interculturais para o intercâmbio de experiências e debates teóricos transdisciplinares em torno de grandes temas correlatos à temática geral do evento. Assim, os Conversatórios são conduzidos a partir de metodologias participativas e dialógicas de modo a assegurar a circularidade da palavra e a horizontalidade das trocas. Diferentemente dos formatos convencionais comumente adotados em eventos acadêmicos, aqui as autoras e os autores serão convidadas/os a compartilharem suas experiências, pesquisas e reflexões teóricas em uma grande roda de conversa.
Clique aqui e faça a sua inscrição.
Faça sua inscrição