CEF 27 de Ceilândia realiza exposição “Isso É Coisa de Preto”

Dias 29/11 e 01/12 o CEF 27 de Ceilândia realizou a exposição Isso É Coisa de Preto, culminância do projeto de mesmo nome que vinha sendo desenvolvido na escola desde agosto. O projeto envolve estudantes de 8º e 9º anos e tem o objetivo de ampliar o contato deles e delas com a cultura africana e afro-brasileira, e contribuir para que se percebam como negros e negras atuantes em uma sociedade racista e que precisa de mudança urgente.

Conforme vemos nas fotos, os estudantes apresentaram trabalhos diversos: maquetes, quadros de desenhos inspirados em imagens, fotografias, performances e poemas. Esses trabalhos compuseram uma rede de significados que conduziram os participantes a um passeio de valorização, empoderamento, visibilidade e ressignificação da identidade e cultura afro-brasileira, africana e afrodescendente.

Durante o ano letivo, aconteceram diversos encontros para que o tema fosse trabalhado mais a fundo. Os professores e professoras mapearam os conhecimentos prévios dos estudantes, compartilharam histórias de vida e contos africanos. Houve saídas a campo para exposição fotográfica no Centro Cultural TCU, filmes no SESC em conjunto com o projeto Cinema em Preto e Preto, além de semanas de debates e trocas de relatos pessoais.

“O projeto foi crescendo e precisava ser encerrado de uma forma que aqueles estudantes vissem que todo espaço é nosso por direito”, contam os professores da escola. “Então, o intuito da exposição foi escolher diferentes áreas, dentre elas a literatura, o esporte, a música, as ciências, as artes e a história para enaltecermos personalidades negras. Dessa forma, eles puderam ver e estudar sobre tantas pessoas negras que conquistaram e abriram caminho para que as próximas gerações, nossos alunos, também pudessem chegar onde desejarem”, dizem eles.

O projeto “Isso é Coisa de Preto” envolve toda a escola, mas a coordenação ficou por conta das professoras Amanda (Geografia/História), Kelly (Língua Portuguesa), Tiago (História) e Danilo (Arte).

MATÉRIA EM LIBRAS