Invista na cultura do Distrito Federal com a Valeu!Art

É possível a você, professor(a) e orientador(a) educacional, destinar 6% do seu IR Pessoa Física devido para incentivar a cultura no Distrito Federal. A Plataforma Valeu!, em parceria com o Sinpro, está realizando uma campanha para essa finalidade. O processo é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91).

Só para se ter uma ideia do montante potencial a ser arrecadado, a Receita Federal indica que os contribuintes que declararam em 2018 pelo modelo completo alcançaram a soma de R$ 125 bilhões de imposto devido. Se todos doassem a parcela de 6%, seria alcançada a cifra de R$ 7,5 bilhões para projetos culturais.

A plataforma valeu.art foi criada para que artistas, jornalistas, radialistas, sindicalistas e formadores de opinião se unissem a esse propósito. O investimento em cultura movimenta toda a cadeia produtiva das artes, e ainda ajuda e ajuda a manter o dinheiro na economia local (e fomentá-la). Os 6% do IR Devido, investido em cultura, é a única parcela do imposto que o cidadão sabe para onde está sendo direcionado, podendo acompanhar os resultados.

 

Como participar

Para participar, professores(as) e orientadores(as) educacionais deverão acessar o site www.valeu.art e clicar no cartaz correspondente ao projeto. Um cadastro será aberto solicitando informações, como nome, CPF, endereço de e-mail e o valor de investimento. No cadastro há diversas opções de valores e formas de pagamento, inclusive o PIX. Cada projeto tem uma conta bancária ou um PIX diferente. Logo após a conclusão do investimento, a plataforma emite UM Recibo de Mecenato direto para o e-mail informado no cadastro que o(a) professor(a) ou orientador(a) preencheu (este recibo tem valor fiscal e dá direito a restituição).

Importante ressaltar que o valor, a título de incentivo com valor fiscal, permite ao(à) contribuinte deduzir 100% de sua contribuição na Declaração do Imposto de Renda, ou seja, o que você investir, você recebe de volta. Quando há restituição, esta é feita corrigida pela taxa Selic. A proposta é promover cultura sem gastar nada, apenas com a decisão política de redirecionar uma despesa.

Faça parte desta campanha e vamos, juntos(as), lutar pela cultura brasileira. Investir em cultura é legal. Investir em cultura é resistência!

 

Confira o vídeo explicativo com a diretora do Sinpro, Meg Guimarães: