Inspirado em iniciativa do Sinpro, professor idealiza concurso de desenho no CEF 25 da Ceilândia
Professor Laércio Ferreira dos Santos está há mais de uma década na rede pública de ensino do DF. Há dois anos na sala de recursos do Centro de Ensino Fundamental 25 da Ceilândia, o docente transformou em concurso de desenho uma demanda urgente: a criação de um ambiente escolar acessível e inclusivo.
Mestre em Educação Especial, professor Laércio conta que a ideia do I Concurso de Desenho do CEF 25 foi prontamente abraçada pela gestão da unidade escolar e demais professores(as). Nesta primeira edição, o evento que culminou com o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, teve como tema a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas públicas.
Foram cerca de 180 inscrições. Os 35 trabalhos mais bem avaliados entraram em um caderno que será publicado pelo CEF 25. Desse grupo, os três primeiros lugares foram premiados.
Desenhos que trazem desde críticas contra a falta de acessibilidade das escolas públicas às pessoas com deficiência até a convivência integrada entre alunos e alunas com e sem deficiência foram selecionados por uma Comissão Julgadora. Entre as integrantes, as professoras de Artes Wendy Michelle do Nascimento e Rosana Almeida, que não só analisaram os trabalhos, mas se envolvem intensamente no projeto.
Professor Laércio conta que o I Concurso de Desenho do CEF 25 “foi inspirado no Concurso de Redação e Desenho do Sinpro”. Mas o mais interessante dessa parte da história remete à premiação dos três primeiros lugares. Não pelo prêmio em si, mas pela forma como ele foi garantido.
“Fui o professor vencedor do 3º lugar do Concurso de Redação e Desenho do Sinpro. Com o prêmio que recebi, R$ 500, comprei a premiação dos estudantes vencedores do I Concurso de Desenho do CEF 25”, conta professor Laércio.
Empolgado, o professor diz que a intenção é inserir a categoria redação no Concurso de Desenho do CEF 25, além de realizar a atividade anualmente, sempre com a abordagem da diversidade e dos direitos.