Insegurança e outros problemas sérios rondam escolas públicas do DF

De acordo com o Tribunal de Contas do Distrito Federal, um terço das escolas públicas da região apresenta graves problemas de segurança. Durante uma inspeção de três dias em abril, 38 unidades escolares foram avaliadas e constatou-se que 35% delas possuem buracos ou aberturas em muros e grades que permitem a entrada de pessoas estranhas. Além disso, 32% das unidades não possuem equipamentos de segurança, como vigias, câmeras ou botões de pânico, e 82% não têm equipamentos similares para situações de risco.

A inspeção avaliou quase 200 itens, incluindo infraestrutura, acessibilidade, higiene, saneamento básico, segurança, alimentação, esporte, recreação e espaços pedagógicos.

Incêndios – Problemas nos sistemas de segurança contra incêndios também foram identificados durante as visitas. Em 36% das escolas, não há extintores ou estão fora da validade, 79% delas não possuem hidrantes e 95% das escolas estão com o laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros vencido. Além disso, foram encontrados extintores guardados de forma inadequada.

Questões de acessibilidade também foram observadas durante as inspeções. Metade das escolas apresentou falhas nesse quesito, incluindo falta de corrimão ou guarda-corpo em 55% das unidades, ausência de banheiros adaptados para pessoas com deficiência em 45% e rampas de acessibilidade em desacordo com as normas da ABNT em 38% das escolas. Apenas cinco escolas tinham sinalização tátil em pisos ou paredes.

Descaso – Itens de higiene também foram avaliados, e mais da metade das escolas apresentaram falta de sabonete e papel higiênico. Durante as visitas, foram encontrados inúmeros problemas de infiltração, pontos de alagamento, bebedouros quebrados, teto desabando, entulhos e restos de obras em quadras poliesportivas.

O Governo do Distrito Federal parece ignorar esses problemas e, pior, coloca a comunidade escolar em risco de que algo ainda pior possa acontecer.

Por isso, os professores e orientadores educacionais estão em greve, reivindicando uma escola pública de qualidade, com estrutura adequada, para que a comunidade escolar possa atingir seu potencial máximo. É hora de acabar com o descaso com a educação!

Atenção: Assembleia amanhã, quinta-feira (11/5), às 9h30, no estacionamento da Funarte. Sua participação é fundamental!