Inscrições abertas para o projeto Maria da Penha Vai à Escola

Já estão abertas as inscrições para o projeto Maria da Penha Vai à Escola, atividade desenvolvida pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) em parceria com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Os(as) interessados(as) em participar do programa podem se inscrever até o dia 13 de março pelo site https://sigeape.se.df.gov.br/app_Login/.  

O objetivo do projeto é proporcionar formação continuada a professores(as), orientadores(as) educacionais e interessados(as) a fim de produzir e compartilhar conhecimento nas áreas de combate/prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres, Lei Maria da Penha e encaminhamento à rede de proteção. Durante a programação, serão abordados temas sobre A Lei Maria da Penha: aspectos gerais, âmbito de atuação e medidas protetivas de urgência; A rede de proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar; O papel da escola no combate às violências de gênero e Violência Doméstica e Familiar contra as mulheres; e Teorias de gênero e violência contra as mulheres.

Além disto, os(as) educadores(as) poderão analisar o papel da escola na rede de proteção às mulheres e no atendimento inicial aos casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres; conhecer a legislação de proteção às mulheres, inclusive as Medidas Protetivas de Urgência, e suas aplicabilidades nos casos concretos identificados no ambiente escolar; conhecer as principais teorias de gênero e de violência doméstica e familiar contra as mulheres e o papel da escola no reconhecimento, prevenção e combate destas violências; conhecer as redes de proteção às mulheres no DF, em especial aquelas relacionadas com o ambiente escolar da SEEDF; e conhecer e aprofundar-se na Lei Maria da Penha e seu histórico no contexto da luta dos movimentos feministas.

A carga horária será de 90h, com 14 encontros presenciais + síncronos, sendo 18 horas indiretas e 30 horas online.

 

Confira abaixo a programação completa:

 

23/03  

Encontro 01 – Apresentação do curso, da formadora e da turma (síncrono)

30/03  

Encontro 02: Aula: Gênero e Violência contra as mulheres. (síncrono)

13/04

 

 

Encontro 03: Gênero e currículo em movimento. Apresentação da Proposta de Prática Reflexiva da Aprendizagem Desenvolvida –PRAD e questões administrativas e pedagógicas/AVA (presencial)

20/04

 

 

Encontro 04: Aula: Lei Maria da Penha” (síncrono).

 

27/04

 

 

Encontro 05: Lei Maria da Penha: aspectos gerais e medidas protetivas de urgência (síncrono)

 

04/05

 

 

Encontro 06: Lei Maria da Penha e o currículo em movimento. (presencial)

 

11/05

 

 

Encontro 07: Aula  O papel dos profissionais de educação na rede de proteção do DF” (síncrono)

 

18/05

 

 

Encontro 08: Acompanhamento da Prática Reflexiva da Aprendizagem Desenvolvida – PRAD (síncrono)

 

25/05

 

 

Encontro 09: A rede de proteção às mulheres: a violência contra mulheres sob a perspectiva do modelo ecológico (presencial)

 

01/06

 

 

Encontro 10: Semana Maria da Penha na EAPE: Proteção para adolescentes e jovens. (síncrono).

 

15/06

 

 

Encontro 11 – Violência contra mulheres: o papel da escola (presencial)

 

22/06

 

 

Encontro 12 Aula A Lei Maria da Penha e práticas educativas.

 

29/06

 

 

Encontro 13 – Apresentação das Práticas de Reflexão das Aprendizagens desenvolvidas – PRAD (presencial)

 

06/07

 

 

Encontro 14 – Encerramento do curso (síncrono)