Inscrições abertas para o 3º Concurso de Práticas Inovadoras do Projeto Maria da Penha Vai à Escola

A escola pública do Distrito Federal tem mostrado, ano a ano, que, quando há investimento do dinheiro público, governantes responsáveis, vontade política, compromisso com uma educação pública, gratuita, laica, libertadora, inclusiva, socialmente referenciada, é possível realizar projetos incríveis que mudam a sociedade para melhor.

 

Um exemplo disso são os projetos que concorrem no Concurso de Seleção de Práticas Inovadoras, relacionadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra as mulheres e meninas nas escolas públicas do Distrito Federal, o qual faz parte do projeto Maria da Penha Vai à Escola do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

 

Para estimular o enfrentamento a esse desafio e incentivar a criatividade, o TJDFT abriu as inscrições para a terceira edição do concurso. Assim, as inscrições para o 3º Concurso de Seleção de Práticas Inovadoras começaram nessa quarta-feira (11/5) e vão até as 19h do dia 30 de junho de 2022. São feitas, exclusivamente, pela Internet, por meio de formulário eletrônico disponível na página do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM) https://bit.ly/3Pj16oe.

 

Segundo o edital, serão selecionadas as três melhores práticas, desenvolvidas tanto no ensino remoto como no presencial. A premiação será em setembro, durante o III Congresso Maria da Penha Vai à Escola. A seleção é coordenada pelo Comitê Gestor do Acordo de Cooperação Técnica do Projeto Maria da Penha Vai à Escola – MPVE.

 

Na nota divulgada à imprensa, o TJDFT informa que as práticas podem ser inscritas por profissionais da educação da Secretaria de Educação do DF (SEE-DF), com atuação nas escolas públicas do Distrito Federal, e podem ser apresentadas individualmente ou em grupo.

 

Para apresentação dos trabalhos, os interessados devem especificar título; descrição do projeto; objetivos; metodologia; público-alvo; desenvolvimento do trabalho; recursos e instrumentos utilizados; desafios encontrados; e os resultados. Os materiais produzidos (imagens, produções textuais, vídeos etc) devem ser encaminhados ao e-mail do NJM: njm.df@tjdft.jus.br.

 

Ainda segundo a nota, a ideia do concurso é a de motivar profissionais da área da educação a disseminarem iniciativas relacionadas ao tema. “A ideia é motivar profissionais da área da educação a disseminarem iniciativas relacionadas à temática junto a estudantes, além de divulgar e dar visibilidade às práticas inovadoras que contribuam para prevenção e enfrentamento da violência de gênero nas escolas”, explica o juiz Josmar Gomes de Oliveira, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Sobradinho e coordenador do NJM.

 

Na edição de 2021, seis escolas tiveram seus projetos selecionados. Pela ordem, foram Escola Classe Café Sem Troco, do Paranoá; Escola Classe 50, de Taguatinga; Escola Classe 407 Norte, da Asa Norte; Centro de Ensino Fundamental 1 do Planalto, da Vila Planalto; Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte; e Centro de Ensino Médio – CEM 4, de Sobradinho.

 

Dúvidas ou sugestões podem ser esclarecidas pelos telefones (61) 98613-8995 ou 3103-2041, das 12h às 19h, ou pelo e-mail cap.njm@tjdft.jus.br. Confira o edital completo e participe https://bit.ly/3MdJ84M. O TJDFT lembra que o enfrentamento à violência contra a mulher é uma luta de toda a sociedade e pode começar por você.

 

Acesse: http://linearclipping.com.br/seedf/site/m014/noticia.asp?cd_noticia=121514782