Inscrições abertas para a oficina gratuita Espalhar Imagens: Pedagogias da Exibição

Professores(as) e orientadores(as) educacionais poderão se inscrever gratuitamente na oficina Espalhar Imagens: Pedagogias da Exibição até o dia 31 de agosto. A iniciativa propõe a elaboração coletiva de propostas pedagógicas para exibição de filmes e outras imagens em espaços de educação e formação. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

A formação será realizada de 4 de setembro a 23 de outubro, em oito encontros (um por semana), sempre às quintas-feiras, das 19h30 às 22h, no IFB Recanto das Emas. Além disso, mais 8 horas serão destinadas a atividades não presenciais. Os participantes terão direito a certificado.

Os organizadores da oficina explicam que “apesar do grande volume de imagens circulando nos meios de comunicação e redes sociais, muitas delas se limitam à repetição, e não à diferença”. “Os(as) participantes, desse modo, irão projetar, juntos, um caminho para driblar algoritmos e propor imagens múltiplas, que circulem por territórios igualmente múltiplos, pensando sobre suas possibilidades pedagógicas e como elas podem potencializar processos criativos e educacionais.”

 

Serviço:

Oficina Espalhar Imagens: Pedagogias da Exibição

Local: IFB Recanto das Emas (Avenida Monjolo, Chácara 22, Núcleo Rural Monjolo – Recanto das Emas-DF (atrás da Quadra 300).

Inscrições: até 31 de agosto, pelo link https://forms.gle/SXiYJWhREGdbHPvD8 

Público-alvo: pessoas educadoras de diversas áreas, artistas, arte-educadoras e mobilizadoras sociais interessadas em projetos ligados à imagem. A partir de 18 anos.

 

Plano de aulas:

1º Encontro (4/9): Ver ao redor, ver junto

Qual o estatuto da imagem contemporânea? Qual a diferença de ver uma imagem em coletividade?

Prática: Imagens que permanecem

 

2º Encontro (11/9): O que podem as imagens na escola?

Nesse encontro vamos apresentar experiências de trabalho em espaços educativos e pensar os potenciais e limites da imagem nas escolas. Também traremos a questão da Lei 13.006 e a exibição de filmes nacionais nas escolas.

Prática: Primeiros passos do projeto de exibição

 

3º Encontro (18/9): Por que ver um filme?

No terceiro encontro contaremos com convidados para debater a experiência de um cineclube, seus caminhos, dificuldades e desdobramentos.

Prática: Ver e debater uma sessão

 

4º Encontro (25/9): Cidade-Tela

Quais relações a imagem pode ter como território onde habitamos? Vamos olhar para as aproximações e afastamentos e pensar formas de fazer a cidade ecoar na tela.

Prática: Indo além dos muros

 

5º Encontro (2/10): Técnicas e Tecnologias

Aqui vamos pensar formas de trabalhar com as condições materiais que temos. Do uso de equipamentos as gambiarras. Do projetor ao olho humano, passando pelo celular e a folha de papel.

Prática: Molduras do Olhar

 

6º Encontro (9/10): Caminhos e Curadorias

Contaremos com uma convidada para falar sobreo papel da curadoria. Também vamos apresentar formas e locais para encontrar filmes e outras obras. Por onde andam os filmes brasileiros?

Prática: Retomar o projeto de exibição (orientação individual/em grupo)

 

7º Encontro (16/10): Arquivos e Memórias

Pensar a importância da preservação das imagens produzidas na escola e as possibilidades de um trabalho contínuo que parte dessas imagens. Como armazenar as imagens? De que forma organizar esses arquivos?

Prática: Narrar a memória

 

8º Encontro (23/10): Liberar as Imagens

Em nosso último encontro vamos em busca das imagens radicais. Aquelas que não representam, não significam. Existem imagens que não conhecemos?

Prática: Apresentação final dos projetos e exibição