Inclusão e respeito às raízes africanas celebrados

O Diário Oficial da União desta sexta-feira 6 de janeiro instituiu o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado no dia 21 de março.

A lei 14.519, de 5 de janeiro de 2023, veio do Congresso Nacional e foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela ministra da Cultura Margareth Menezes da Purificação Costa e pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Francisco da Silva (Anielle Franco).

A diretora da secretaria de raça e diversidade sexual do Sinpro, Márcia Gilda, está exultante com a nova lei: “Construído sobre a exploração do povo negro, submetido à escravidão, o Brasil estruturou o racismo na sua base normalizando a interiorização e a discriminação ao “Ser Negro” em toda a sua amplitude. A religiosidade é um dos aspectos mais atacados. Felizmente, retomamos o caminho da garantia dos Direitos Humanos, da Liberdade de Credo e o respeito à Diversidade elegendo Lula, um legítimo representante do povo que pratica a sororidade reconhecendo a importância dessa lei para a História do povo afrobrasileiro.”

O dia 21 de março é também a data em que se comemoram o dia Internacional contra a Discriminação Racial, o dia Internacional das Florestas e da Árvore, o Dia Mundial da Infância e o dia Mundial da Síndrome de Down.

MATÉRIA EM LIBRAS