Inclusão de alunos com deficiência intelectual leve e moderada em escolas públicas é tema de doutorado de professor da rede

A resistência por parte de alguns professores(as) em ter alunos(as) com deficiência intelectual nas salas de aula foi o desafio escolhido pelo professor Rogério Barbosa Silva para tratar em seu doutorado. Trabalhando com um tema tão delicado, o estudo justifica-se por contribuir para a implementação da Política de Educação Inclusiva com práticas ajustadas aos contextos culturais e situacionais, abordando uma lacuna pouco explorada ao oferecer entendimento para políticas educacionais mais competentes e fortalecer estratégias pedagógicas.

Para Rogério Barbosa, o estudo promove atitudes mais inclusivas, desmistifica estereótipos e aprimora o relacionamento entre professores(as) e alunos(as), além de tranquilizar famílias e incentivar a formação continuada com reflexão sobre valores, beneficiando tanto o equilíbrio emocional dos docentes quanto o bem-estar e a aprendizagem dos(as) estudantes. “Embora os professores afirmem apoiar a inclusão, na prática, demonstram preferências que revelam uma resistência em ter alunos com deficiência intelectual em suas classes. Essa atitude reflete preconceitos que dificultam a efetividade da educação inclusiva e responde aos valores dos professores. O desafio desta pesquisa é compreender as representações sociais que sustentam essas posturas e seu impacto na convivência escolar”, pondera.

O professor convida todos e todas a acompanharem a defesa pública de tese do doutorado, que será realizado no dia 04 de dezembro, às 9h, em formato remoto.