Inaugurada placa em homenagem a Paulo Freire no restaurante comunitário de Ceilândia

Na manhã desta sexta-feira, 17, o professor Paulo Freire recebeu mais uma linda homenagem, desta vez, em Ceilândia, no Distrito Federal. O patrono da Educação brasileira agora está eternizado em placa afixada no restaurante comunitário da cidade.

O restaurante comunitário hoje ocupa o lugar do antigo Centro de Múltiplas Funções, mais conhecido como “Quarentão”, onde Paulo Freire esteve há 25 anos para participar da solenidade de instauração do I Fórum Permanente da Alfabetização de Jovens e Adultos de Ceilândia. A placa lembra esse episódio marcante, quando quase duas mil pessoas lotaram a casa e também a frente dela para ouvir o mestre falar.

A homenagem também celebra o centenário de Paulo Freire, que vem sendo comemorado em todo o Brasil neste ano de 2021. “Paulo Freire continua vivo porque juntos levamos pra frente o seu legado e sua memória no trabalho, na leitura das obras e na nossa práxis pedagógica”, diz a professora Maria Madalena Torres, integrante da diretoria do Centro de Educação Paulo Freire (Cepafre), da coordenação do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (Mopocem) e participante do GTPA-Fórum EJA/ DF.

A iniciativa foi do Centro de Educação Paulo Freire (Cepafre) e do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (Mopocem), com apoio do Sinpro-DF. Além desses, também estiveram presentes na inauguração da placa representações do GTPA/Fórum EJA-DF, Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia, Coordenação dos Restaurantes Comunitários do DF e de Ceilândia, Diretoria de Educação de Jovens e Adultos de EJA da SEE/DF, OAB de Ceilândia; além de alfabetizadores, estudantes, representantes de rádios comunitárias e do gabinete do deputado distrital Chico Vigilante.

Para a diretora do Sinpro Eliceuda França, essa atividade é muito valiosa para fazer com que o legado de Paulo Freire chegue à juventude. “É importante dizer: ele esteve aqui, neste que foi um espaço de rica efervescência cultural, de encontro de linguagens e alegrias da nossa cidade”, disse ela. “Nesta conjuntura de desmonte de direitos e de desrespeito às pluralidades, mais do que nunca, é preciso freirear, é preciso esperançar! Em nome da diretoria do Sindicato dos Professores, parabenizo o Cepafre e o Mopocem por fazerem esse registro tão importante, para que a história viva a partir dos movimentos sociais”, concluiu.