III Narrativas interculturais, decoloniais e antirracistas em educação | Inscrições prorrogadas

O Grupo de pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades da Universidade de Brasília prorrogou o prazo para a submissão de trabalhos para o “III Narrativas Interculturais, decoloniais e antirracistas em educação: práticas e saberes para o bem comum e a boa vida”. Os trabalhos poderão ser enviados até dia 10 de outubro. O evento será realizado na UnB, de 5 a 7 de dezembro, de forma presencial. São 11 temas diferentes (veja no fim da matéria). Acesse o link para se inscrever https://bit.ly/3LPyrpA

A atividade é um espaço de valorização de conhecimentos contra-hegemônicos, especialmente os provenientes da tradição oral e das zonas periféricas do mundo. O “III Narrativas interculturais, decoloniais e antirracistas em educação” tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade positiva dos sujeitos que os produzem, como intelectualidades negras, quilombolas, LGBTQIAPN+, indígenas, crianças e pessoas com deficiência.

O evento reúne professoras(es) do ensino superior, da educação básica e em processo de formação; educadoras(es) populares, mestras e mestres do conhecimento tradicional; artistas, pesquisadoras(es) e intelectuais de dentro e de fora da academia.

A programação está dividida em três tipos de atividade:

Sessões Narrativas em Diálogo: Palestrantes vão debater sobre temáticas que entrecruzam ancestralidade, antirracismo, decolonialidade e interculturalidade.

Sessões Taller: Conhecimento na prática que consistem em oficinas, ministradas por intelectuais que vão proporcionar vivências práticas das relações entre educação, saberes de África, afro-brasileiros, indígenas e artísticos, em perspectiva intercultural, decolonial e antirracista.

Sessões Conversatórias: Espaços de diálogo nos quais docentes, estudantes de pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado), de graduação (Iniciação Científica e TCC) e egressos do ensino superior de qualquer área de conhecimento que reflitam sobre as temáticas de interesse do III Narrativas podem se inscrever para apresentar resultados de pesquisas, reflexões teóricas e narrativas autobiográficas a respeito de suas pesquisas finalizadas ou em curso.

Veja os 11 temas que serão trabalhados:

Conversatório 1 – Narrativas de interculturalidade: sentidos e práxis para a transformação

Conversatório 2 – Os intercâmbios epistolares como ferramenta de interculturalidades e decolonialidades

Conversatório 3 – Vivenciando a Educação na Matriz Africana

Conversatório 4 – Etnocenologia, educação e o século XXI: novos léxicos, locais de fala e suas relações decoloniais

Conversatório 5 – Pluralismo epistêmico, justiça cognitiva e decolonização do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: territórios educativos em disputa

Conversatório 6 – Decolonizar a escola: arte, crianças e infâncias

Conversatório 7 – Educar para as Relações Étnico-Raciais

Conversatório 8 – Narrativas Autobiográficas de estudantes indígenas

Conversatório 9 – Educação quilombola: território de (re)existência

Conversatório 10 – Autoria criativa, educação e consciência linguística: estudos críticos do discurso

Conversatório 11 – Trânsitos e trajetórias de pessoas LGBTQIAPN+ da escola à universidade: opressões e violências nos transcursos formativos