II Conferência Distrital de Educação será neste sábado (26). Participe!

O Fórum Distrital de Educação (FDE), órgão colegiado formado por representantes do Estado e da Sociedade Civil, e a Secretaria de Educação do DF realizarão no dia 26 de novembro, na EAPE (907 Sul), a II Conferência Distrital de Educação (II CDE). Uma das novidades desta Conferência é a participação de representantes de cada segmento das unidades de ensino do Distrito Federal, além de delegados de toda comunidade escolar do DF: estudantes, pais, mães, responsáveis, professores(as) e orientadores(as) educacionais, conselheiros e gestores de políticas educacionais.
A II CDE terá a mesma pauta debatida pela categoria durante a Conferência de Educação realizada em junho de 2016, e terá como objetivo assegurar ampla participação no debate e aprimoramento dos projetos que constam no Plano Distrital de Educação (PDE). Para isto, o Fórum Distrital de Educação (FDE) desenvolveu minutas de projetos de lei sobre o Sistema Distrital de Ensino (SDE), o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), a Lei de Responsabilidade Educacional (LRE), além de minuta que dispõe sobre os critérios de Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi) e Custo Aluno Qualidade (CAQ).
É fundamental a participação de todos e todas para garantir que o resultado das propostas da Conferência realizada em junho, que inclusive estão no documento base que será debatido, não seja descaracterizado. “Acreditamos que após a 2ª Conferência todos os PL’s chegarão com mais respaldo e força à Câmara Legislativa do DF”, analisa o diretor do Sinpro Júlio Barros, ressaltando a importância de dar voz à toda comunidade escolar. O diretor reforça que cada escola tem direito a dois delegados: um para ser retirado entre professores(as) e/ou funcionários(as), e outro entre estudantes e pais/mães/responsáveis. O modelo da ata está no link do FDE (página 7).
Os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais que tiverem reposição no dia 26 de novembro terão a liberação (Afast) assegurada. É importante lembrar que o Fórum Distrital de Educação vai garantir a efetivação dos delegados suplentes para a conferência deste sábado.