IFB de Samambaia promove solenidade de encerramento do percurso formativo do Alfaletrando
A Coordenação Regional de Samambaia concluiu a segunda etapa do percurso formativo do Programa de Alfabetização e Letramento do Distrito Federal (Alfaletrando), que teve início em março de 2024. O programa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, aderido pela capital federal.
Para promover o encerramento do programa foi realizado um encontro no dia 28 de novembro com a apresentação das Práticas Reflexivas das Atividades Desenvolvidas (PRAD’S), compartilhamento de práticas na educação fundamental para promover o aprimoramento contínuo dos processos de ensino e aprendizagem. Essa troca de experiências entre educadores(as) possibilita a disseminação de metodologias eficazes, inovações pedagógicas e estratégias que têm se mostrado exitosas em diferentes contextos. Além disso, o compartilhamento fortalece a colaboração entre profissionais, criando uma comunidade de aprendizagem que enriquece a formação docente.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental. Se coloca como um compromisso baseado na colaboração entre os entes federativos para garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil, oferecendo um Curso de Formação para alfabetizadores(as) intitulado Alfaletrando. O programa teve início em 2024 e em 2025 será realizado o segundo ano de execução.
Podem participar professores(as) regentes das turmas de 1º e 2º anos e coordenadores(as) pedagógicos(as) de todas as regionais de ensino. Samambaia conta com seis articuladoras locais: Alana Moreira, Ana Lima, Elaine Amancio, Herica Gomes, Luciana Costa e Luzia Coelho e duas articuladoras regionais: Aline Coelho e Andreia Ferreira.
Para a Chefe da UNIEB de Samambaia, Michelle Camargo, esse programa propõe ações concretas para subsidiar a prática pedagógica dos(as) profissionais de educação que atuam com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, de forma que, ao final do 2º ano, a criança, alfabetizada na perspectiva do letramento, tenha condições de continuar a vida acadêmica com autonomia. “As ações do Alfaletrando vislumbram definir os primeiros passos em prol de uma política de alfabetização alinhada às necessidades e às peculiaridades educacionais do Distrito Federal. Essa abordagem pedagógica, que enfatiza a importância da reflexão crítica no processo de aprendizagem, visa promover uma construção de conhecimento mais significativa, onde o aprendiz não apenas absorve informações, mas também analisa, questiona e contextualiza o que aprende”, ressalta.
Após a conclusão do curso, professores(as) receberão certificados relativos a 120h fornecido pela Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação de Brasília (EAPE).
Clique aqui e confira o álbum do Facebook.