IE convoca entidades da educação a se solidarizar com professores e estudantes palestinos

A Internacional de Educação (IE) convoca suas entidades signatárias em todo o mundo para uma ação global urgente de solidariedade com os(as) professores(as) e estudantes palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia por intermédio de suas entidades-irmãs na região, a General Union of Palestinian (GUPT, União Geral da Palestina), o General Union of Workers in Kindergartens and Private Schools (GUWKPS, Sindicato Geral dos Trabalhadores em Creches e Escolas Particulares) e a Palestinian Teachers Federation of Unions of University Professors and Employeers (PFUUPE, Federação Palestina de Sindicatos de Professores e Funcionários Universitários).

A IE é a Federação Sindical Global, que reúne organizações de professores(as) e trabalhadores(as) da educação em todo o mundo e representa 32 milhões de profissionais em 178 países e territórios. Em documento enviado, nessa segunda-feira (20/11), a todas as suas entidades signatárias, ela ressalta o fato de o conflito armado entre Israel e o Hamas ceifar, diariamente, a vida de milhares de civis em Israel e na Faixa de Gaza, alerta para a situação subumana dos sobreviventes e pede ajuda financeira para levar insumos básicos a milhares de pessoas em condições degradantes em decorrência da guerra.

Para isso, pede a todas às entidades filiadas mundo afora o apoio financeiro para ajudar suas organizações irmãs na Faixa de Gaza e na Cisjordânia num esforço mundial para ajudar professores(as) e estudantes vítimas da guerra. As entidades podem contribuir com o Fundo de Solidariedade dependendo de sua capacidade financeira, fazendo a doação para a:

Internacional de la Educación

ING Bank

24, Avenue Marnix 1000 Bruselas

IBAN: BE05 3101 0061 7075

Swift: BBRUBEBB

Con la referencia: Llamamiento de ayuda humanitaria 2023/11

 

Necessidades urgentes

As GUPT, GUWKPS e a PFUUPE, organizações filiadas à IE na Cisjordania, têm mobilizado redes por meio das UNRWA e Unicef, agências da Organização das Nações Unidas (ONU), entre outras, para atender às necessidades mais urgentes de docentes e estudantes. Algumas dessas necessidades incluem a distribuição de cobertores para fazer frente às baixas temperaturas desta época do ano e alimentos, bem como livros e jogos para as crianças menores.

No documento lançado nessa segunda-feira (20/11), a IE afirma que no último mês, a guerra ceifou a vida de mais de 10 mil pessoas, sendo mais da metade delas crianças e jovens e uma abrupta maioria dos assassinados são cidadãos e cidadãs civis palestinos. “Até hoje, pelo menos 42% de todas as casas na Faixa de Gaza foram destruídas ou danificadas. Os bombardeios devastaram também 258 centros educativos, nove universidades e a maior parte das estruturas sanitárias. As nossas organizações irmãs na Palestina relataram a morte de pelo menos 130 professores”, informa a IE.

Também observa que a população de Gaza enfrenta condições de vida abaixo das condições subumanas, desastrosas e carentes de serviços e de artigos de primeira necessidade, como habitação, alimento, água, combustível, eletricidade, instalações de saneamento e saúde. “Os centros de educação permanecem fechados de modo que mais de 625 mil estudantes estão sem acesso à educação e muitas instalações educacionais se tornaram abrigos, apesar das condições inseguras devido aos danos já sofridos ou estão ameaçadas de novos ataques.

 

Clique no link a seguir para ler o documento da IE na íntegra.

https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2023/11/LLAMAMIENTODEACCIONURGENTE-Palestina.pdf

MATÉRIA EM LIBRAS