Ibaneis ignora SES e não retoma máscara no DF

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu ignorar o ofício da Secretaria de Saúde que recomenda a retomada do uso de máscaras no DF.

O ofício em questão foi publicado na tarde desta quinta-feira (2/6, fotos), pelo secretário adjunto de saúde Pedro Costa Zancanaro, e deliberava a necessidade de retomada da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados ou aglomerados do Distrito Federal.

Segundo o ofício da Secretaria de Saúde (que é genérico e não traz informações específicas para ação nas escolas, públicas ou privadas), na matriz de risco [de contágio por Covid] do dia 30 de maio, o DF alcançou 24 pontos, sendo classificado como risco alto. A taxa de transmissão chegou a 1,50 no dia 30/05, com 2.604 casos novos e 8.222 casos ativos, e a série histórica da lista de espera por leitos de UTI COVID tem sofrido aumento com o passar dos dias.

Mas Ibaneis decidiu que esses indicativos são insuficientes, e que não há risco para a saúde dos brasilienses.

Como proceder?

Diante da irresponsabilidade do governo do Distrito Federal, que prioriza ideologia e eleições e resolve, de forma política, ignorar uma nota técnica da Secretaria de Saúde, em detrimento do bem-estar da população do Distrito Federal, o Sinpro orienta que as escolas recomendem o uso de máscaras não só nas salas de aula como em todo o ambiente escolar. É sempre importante lembrar que a pandemia ainda não acabou. A nota da secretaria de Saúde (que, vamos frisar mais uma vez, é técnica) informa que há pacientes na fila para um leito de Covid, inclusive um pediátrico, como é possível ler na primeira página do ofício desta tarde.

O Sinpro enviou na manhã desta quinta-feira (02/06) mais um ofício (foto) à Secretaria de Educação do DF solicitando reunião de emergência para discutir a questão do aumento dos casos de Covid nos ambientes da rede pública distrital de educação.

No entendimento da diretoria colegiada do Sinpro, essa nova onda de Covid já era esperada tendo em vista a desastrosa edição de decretos dos governos Bolsonaro e Ibaneis, que retiraram o caráter emergencial da situação e eliminaram todas as medidas de contenção do vírus, como distanciamento social, uso de máscaras e de álcool 70% e, sobretudo, a vacinação em massa.

A diretoria do sindicato defende a urgente a continuidade das campanhas de vacinação de todas as idades, mas, sobretudo a imunização com a terceira dose de adolescentes entre 12 e 17 anos. Também solicita da SEDF um calendário de vacinação para quem tomou a dose única da Jansen – caso da maioria dos profissionais de nossa categoria.

O Sinpro também entende ser imprescindível o investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) na vacinação das crianças o mais rápido possível. Para os(as) adolescentes que já tomaram as duas primeiras doses, é importante que tomem a terceira. O sindicato também cobra do governo a deflagração de nova campanha de imunização, com todas as doses, para quem ainda não se vacinou – inclusive para os profissionais da educação, a maioria vacinada com dose única da Jansen.

Mais uma vez, o Sinpro lamenta a irresponsabilidade do governador Ibaneis Rocha. Revolta profundamente constatar que o caos na educação, que está com salas de aula superlotadas, carência de 5 mil professores na rede e contratação de profissionais temporários e educadores sociais voluntários, é uma constante no governo de Ibaneis Rocha, e se estende também para a saúde de toda a população do Distrito Federal.