I Feira de Ciências e Mostra Científica para professores e estudantes da escola pública

Com o tema “Entendimento Global: Avanços e Desafios”, a Universidade de Brasília (UnB) realiza, nos dias 19 e 20 de outubro, a I Feira de Ciências e Mostra Científica para professores(as) e estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site:
http://mostracientifica.wixsite.com/fcmc/inscricao.
A feira foi idealizada para professores(as) e estudantes da rede pública de ensino apresentarem trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo e também trocar experiências. “Uma troca valiosa que envolve várias áreas de conhecimento, promovendo, assim, um interessante intercâmbio cultural”, informa Lucimar Sampaio, professora de língua portuguesa do CEM Paulo Freire, mestre em educação pela UnB e integrante do Grupo de Estudos Críticos Avançados em Linguagem (Gecal) da universidade, o qual está executando o evento.
Ela diz que é muito interessante a participação de professores(as) e estudantes na feira porque “é um formato de evento educacional elaborado especialmente para prestigiar os trabalhos desenvolvidos na rede pública de ensino do DF. Um espaço aberto que dá voz a profissionais para que exponham seus trabalhos e troquem experiências”, afirma. A professora diz ainda que participação tanto valoriza o trabalho desses profissionais como o evento porque enseja possibilidades para que aconteça novamente em outros momentos.
Preocupada com os rumos da Educação pública no país e com produção de conhecimento novo, incluindo aí o produzido por meio de intercâmbio entre a universidade pública e a rede pública de ensino, Lucimar vê com inquietação a medida provisória que altera regras curriculares e de funcionamento do ensino médio (MP 746/2016) e que recebeu 568 emendas de deputados e senadores até o fim da noite do dia 29 de setembro.
“Acredito que a MP afetará bastante a qualidade de ensino se realmente foram abolidas matérias importantes do currículo, como foi veiculado inicialmente. Acredito que uma reformulação no ensino precisa ouvir toda a comunidade escolar. Uma mudança se faz necessária, mas os moldes precisam ser debatidos para que realmente a mudança seja possível”. Daí a importância de participar e valorizar esse tipo de evento.
Confira maiores informações no site da I Feira de Ciências & Mostra Científica – Entendimento Global: Avanços e Desafios, Universidade de Brasília (UnB) no seguinte endereço: (http://mostracientifica.wixsite.com/fcmc/banner)