Hogwarts é aqui no Centro de Ensino Fundamental 102 Norte

Uma escola com estudantes e professores divididos em quatro casas, cada uma com suas características especiais, e que competem entre si. Parece a descrição da escola mágica de Hogwarts, das histórias de Harry Potter. Mas é o que vai acontecer nesta quarta-feira, 14/6, nos dois turnos do CEF 102 norte.

Inspirada num caso de sucesso da escola Ron Clark Academy (RCA), dos Estados Unidos, a diretora Viviane Lima levou a proposta ao corpo docente da escola durante a semana pedagógica. “Os professores que gostam das histórias do Harry Potter gostaram muito da ideia, baixamos o material pedagógico que a própria RCA oferece, fizemos as devidas traduções e fizemos tudo entre nós, professores”.

Viviane explica que essa gamificação da escola à la Harry Potter é apenas um dos trabalhos abarcados pelo projeto #102Inova, que prevê inovações na parte pedagógica, no espaço físico e nas relações humanas.

Pelas regras desse processo de “hogwartsficação”, a escola será dividida em quatro casas: Amistad (amizade, em espanhol), Isibindi (coragem, em zulu), Nukumori (bondade, em japonês) e Sollevare (solidariedade, em italiano). Cada casa tem características próprias, e remete a um país / continente específico.

O vídeo abaixo explica com detalhes o sistema de pontuação, que prevê uma roleta de pontos feita sob medida e até mesmo um campeonato de quadribol. A ideia, segundo Viviane, é trabalhar nos alunos aspectos como liderança, cooperativismo, tolerância, atuação em grupos de estudos e o desempenho escolar.

Mas como os alunos receberam a ideia? “Os alunos não sabem exatamente do que se trata. Vai ser surpresa!”, conta Viviane.